Guias de viagem: sim ou não?

Sempre surge a dúvida se devemos comprar ou não um guia de viagens.

Sou uma pessoa precavida, mas, nem sempre, tenho tempo para pesquisar e elaborar um bom roteiro. Como vocês podem observar pelos meus posts, em grande parte das vezes, busco informação no boca a boca, nos balcões dos aeroportos e por aí vai! Porém, acredito que ter um bom guia de viagem pode ser um diferencial.

Abaixo, listo uma série de pequenas dicas para ajudar você a escolher e usar melhor um guia em sua próxima viagem:

Depois de escolher seu destino, busque por umas três opções em guias. Confira se eles possuem informações sobre locais de alimentação, transporte público e telefones importantes.

As informações sobre a cultura local são indispensáveis. Em alguns lugares, gestos e palavras que usamos, normalmente, podem ser identificados como ofensas.

O guia deve possuir mapas e antes da viagem, marque os principais trajetos a serem feitos. A direção entre o aeroporto e o hotel, do hotel para os pontos turísticos etc. Lembre-se de levar o guia para qualquer lugar. O livro facilitará na hora de pesquisar lojas e rotas, enquanto você tiver explorando.

Comprar um guia que fuja dos pontos turísticos tradicionais. Alguns passeios não são tão visados e podem ser mais recompensadores.

Opte também por livros com a história dos pontos turísticos. Não vale a pena chegar em um local, se você não sabe a importância dele.

Compre um guia ilustrado! Alguns pontos cruciais podem não serem de fácil identificação. Com a foto em mãos, você não se perde!

Veja se há algumas expressões importantes na língua nativa do destino. Isso pode ajudar em algum momento de aperto.

Porém, se você tem preguiça ou não tem tempo para pesquisar, contrate um guia ao vivo e a cores. O profissional vai te informar sobre tudo de uma forma personalizada e tornar a viagem mais interessante.

Agora é só se preparar para uma viagem bem planejada e inesquecível!