Ministério da Justiça determina medidas após denúncias de falta de água em show no Rio de Janeiro

A medida foi anunciada neste sábado (18) pelo Ministro Flávio Dino. As providências estão sendo tomadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)
Primeiro show da turnê de Taylor S termina com saldo trágico: 1 morte e mil pessoas com atendimento médico por desidratação.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou na manhã deste sábado (18) a adoção imediata de providências em resposta às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de água para os consumidores em shows, em meio à intensa onda de calor que assola o Brasil.

A medida está respaldada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que exige a garantia de serviços seguros e adequados à saúde. Nesse sentido, Dino classificou como inaceitável que pessoas sofram, desmaiem ou até mesmo morram devido à falta de acesso à água em eventos públicos, referindo-se ao episódio que levou a morte de uma jovem nesta última sexta-feira (17), em show da cantora norte-americana Taylor Swift, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

"Orientei o secretário nacional do Consumidor do MJSP, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis, ainda neste sábado (18), quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de água para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa", afirmou. Ele ainda destacou que essas medidas visam não apenas prevenir problemas imediatos, mas também responsabilizar os envolvidos pelos danos já causados.

A Senacon será responsável por produzir a edição de normas emergenciais e notificações, acerca do acesso à água em shows e em outros espetáculos públicos, além de adotar medidas relativas à responsabilização por situações já ocorridas, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.

"Um assunto importante, que levanta a bandeira dos grandes eventos no Brasil, e está conectado as mudanças climáticas. Neste momento a onda de calor em SP e Rio está trazendo impactos, problemas e até mortes, o que exige um planejamento forte e estruturado no setor para evitar incidentes, acidentes e até tragédias que podem sair do controle das organizações", afirma o especialista em eventos Marcelo Flores, fundador da agência Businessland.


SHOW INTERNACIONAL TERMINA EM TRAGÉDIA
Fãs que foram ao primeiro show da turnê de Taylor Swift no Brasil registraram o desespero para tentar conseguir água durante a apresentação da cantora americana nessa sexta-feira (17/11), no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.

O evento ficou marcado pela morte da estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, que desmaiou na segunda música do show, após passar mal diante do forte calor, e morreu de parada cardiorrespiratória. A sensação térmica era de 60°C no local e centenas de pessoas desmaiaram, segundo o Corpo de Bombeiros.

A cantora americana lamentou a morte da fã, assim como a empresa Time For Fun (T4F), organizadora da turnê, que será investigada pela falta de água dentro do estádio. Fãs afirmaram que a organizadora da turnê proibiu a entrada de garrafas de qualquer tipo e que dentro do Engenhão a oferta de água era escassa.

Uma gravação feita pela cineasta e fotógrafa Isabella Machado, de 26 anos, e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra os fãs de Taylor implorando por água e passando mal.

Isabella mora em São Paulo e foi ao Rio para assistir ao primeiro show de Taylor. À Folha, ela disse que a distribuição de água foi mal organizada e que ela e uma amiga demoraram até duas horas para conseguiram uma garrafa, mesmo estando próximas ao palco.

No áudio feito por ela, é possível ouvir diversos fãs implorando por água insistentemente e gritando que havia gente passando mal, enquanto Taylor canta um de seus hits. Ao final da canção, os fãs começam a gritar “water” em coro e a própria cantora pede para que seja distribuída água por causa do calor.

REPERCUSSÃO
A T4F, empresa responsável pela realização do show da cantora americana Taylor Swift, divulgou neste sábado (18) uma Nota em seu perfil no Instagram. Leia a íntegra abaixo.

Diante da previsão de aumento da onda de calor na cidade do Rio de Janeiro, informamos que estamos reforçando o plano de ação especial realizado para o primeiro dia de show, especialmente o fornecimento de água gratuita nas filas e em todos os acessos e entradas ao estádio e no seu interior. Desta forma, novos pontos de distribuição gratuita de água estarão à disposição do público durante o evento.

Também será permitida a entrada no estádio com copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa. Esclarecemos que a exigência dos itens serem lacrados segue recomendações de segurança.

Também ressaltamos que a proibição de entrada de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos e que não realizamos a comercialização de bebidas e alimentos, sendo essa uma atribuição da administração do estádio.

O efetivo de serviços foi reforçado. Cerca de 200 colaboradores extras irão se somar aos 1.230 profissionais que estão trabalhando no evento desde o início entre seguranças, brigadistas, orientadores de público e outros. Além disso, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, totalizando 08 postos médicos disponíveis, 08 ambulâncias e 08 UTIs móveis.

Nota da T4F em seu perfil do Instagram