Novas tecnologias foram destaque no segundo dia do Fórum Eventos 2024

O segundo dia do Fórum Eventos, principal encontro da indústria de Eventos no Brasil, reuniu especialistas com novas tendências nacionais do setor.
Prévia do Future of Front Row durante o Fórum Eventos 2024

O segundo dia do Fórum Eventos, o Mais Importante Encontro da Indústria de Eventos no Brasil, reuniu especialistas com novas tendências nacionais do setor. Na data em que foi comemorado o Dia do Profissional de Eventos (30 de abril), o destaque foi para a apresentação de Antonio Talarico, do Future Front Row, trazendo um panorama sobre A Moda Digital Apontando Tendências para Eventos, bem como as questões dos shows digitais e o mundo dos games em 3D. O público acompanhou de perto uma prévia do Future of Front Row (O Futuro da Primeira Fila), primeiro desfile de moda holográfico do mundo, com um show de cores e projeções holográficas, destacando a moda do futuro e as diversas possibilidades de aplicações em eventos de diversos segmentos. O Future of Front Row foi lançado no Paris Fashion Week, com estrondoso sucesso, foi exibido em Nova York e aportou no Brasil, em sua terceira apresentação mundial, no Fórum Eventos.

As pessoas esperam histórias diferentes e imersivas. O digital vai estender a realidade para expandir as barreiras do físico. Mostramos luzes, fumaças, avatares e alliens em diferentes silhuetas visando estender a realidade com o digital. Vai chegar um ponto que as marcas vão entender como estas coisas vão fazer sentido”, afirmou Talarico.

A CEO do Grupo Sato Rahal, Karina Sato, relatou que, durante a pandemia, tiveram a ideia de desenvolver avatares de artistas como Sabrina Sato e Deborah Secco. “Quando começamos falávamos em metaverso, avatar. A IA junto com a experiência física no evento era uma moeda que tínhamos na mão muito preciosa”, comentou. Ney Neto, da Biobots Tech, também defendeu na ocasião a oportunidade de ter a melhor performance unindo o virtual com o presencial.

Quando pensamos nas novas tecnologias, pensamos que temos oportunidade não de substituir, mas acertar e ter interação com a nova geração que tem outra relação com as redes e o marketing. Estamos indo para a quinta edição da Brasil Fashopn Week, estamos como todos aqui tentando explicar o que estamos vendo e as possibilidades para definir ferramentas de moda, beleza e cultura. Em termos de moda e indústria tem muita coisa que podemos oferecer para os eventos se tornarem memoráveis para as pessoas, principalmente para essa nova geração ter mais interatividade e autonomia. Precisamos trazer novas propostas para impactar a nossa audiência”, finalizou Olivia Merquior, Co-Founder & Ceo + Image.

ROI em Congressos

O segundo e último dia do Fórum Eventos também trouxe novos conteúdos por meio de Rodolfo Costa, da Danone, destacando a importância de mensurar ROI em congressos. De acordo com o executivo, hoje o commodity mais caro é a informação, portanto, qualquer dado que possa ser obtido dos participantes é valioso.

“Formulários in loco ou pós, perguntar sobre o alcance da mensagem, entendimento dos diferenciais, conseguir trazer o retorno dessa mensagem. Whats app é uma boa ferramenta, pois precisamos construir uma estratégia multicanais. Pesquisa com o time de demanda, construir um fórum para discutir os resultados. Peçam sempre um relatório dos inscritos. Coloquem metas, tenham uma estratégia pós-evento definida”, lembrou.

Costa comentou ainda sobre a importância de aprofundar os briefings, conhecer “a dor” que o evento vai atacar e como pode ser mensurado. “Qual o impacto deste congresso para o negócio? Por que estamos investindo nele? Quais respostas queremos após sua realização? Como podemos medir, como o congresso vai ampliar ou complementar na estratégia multicanais?”, provocou. “Planeje o seu evento a partir de um objetivo ROI, ROO ROE e ROX, identifique tudo o que for possível mensurar, engaje os times, faça combinados, documente e comunique os seus resultados”, finalizou.

Seminário Prêmio Caio e mais

No decorrer da tarde, foram apresentados os cases vencedores do último Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos no Brasil”, com a participação de Carol Olival, Full Sail University; Daniela Moriwaki, Renase; Fernanda Fernandes, Costa Brava Viagens e Eventos; Felipe Macedo, Alternativa F; Pedro Bianco, Dançar Marketing; Inês Knoblauch, Yo! Group; Daniela Lima, FTD Educação; Andrea Flores, BusinessLand; Caetano de Pádua, Red Door; Catarina Eiko, TSBetc; Eduardo Frezarin, Yazo; Germano Pereira, Magazine Luiza; Hugo Reis, Think Ideias; Leila Bueno, Bueno Arquitetura Cenográfica; Rodolfo Reis, Think Ideias; Serge Crespin, Red Door; Varinia Cantoux, Vivace Ceno.

O Fórum Eventos trouxe ainda Tatiana Ajzenberg, do Senac, para falar sobre o Uso de Eventos como Estratégia de Marketing e Branding, com a apresentação de pesquisas e estudos de caso de marcas consagradas, como Pão de Açúcar, com Pão Music; Colgate, com Clássicos do Brasil; e Vivo, com Vivo Música, ilustrando como os eventos culturais são ótimas estratégias de branding, contribuindo para a construção e valorização das marcas.

Rodrigo Orquisa, vice-presidente da MPI Brazil, falou sobre Eventos proprietários e patrocínios. Segundo ele, para captar patrocinadores para eventos proprietários, é importante mapear marcas potenciais, articular conexões e fazer testes / experimentações com esses potenciais patrocinadores, além de desenhar uma estratégia comercial. “É importante que o time de operações esteja totalmente alinhado com o tim estratégico”, complementou.

Orquisa comentou ainda sobre a importância da curadoria. “Reputação é uma preocupação constante das marcas. É necessário prestar atenção em quem estou chamando para o meu evento”, afirmou. “O grande gol do marketing de evento próprio é o quanto as pessoas se envolvem no pré, trans e pós evento. As pessoas querem se sentir parte”, enfatizou.

Durante o painel WEB 3.0 e Eventos, Tomas Miranda, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Sympla falou sobre tecnologia, evolução da web e explicou diversos conceitos, como blockchain, NFT e Metaverso.

“Tecnologia só existe para resolver problemas, minimizando esforços e maximizando resultados”, afirmou. Para ele, a tecnologia serve para melhorar a experiência do comprador, maximizar resultado para patrocinadores, reduzir custo para o organizador, criar novas possibilidades de negócio e minimizar riscos do negócio.

No fim da tarde, foram apresentados os cases vencedores do último Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos no Brasil”, com a participação de Carol Olival, da Full Sail University; Daniela Moriwaki, da Renase; Fernanda Fernandes, da Costa Brava Viagens e Eventos; Felipe Macedo, da Alternativa F; Pedro Bianco, da Dançar Marketing; Inês Knoblauch, da Yo! Group; da Daniela Lima, FTD Educação; da Andrea Flores, BusinessLand; Caetano de Pádua, da Red Door; Catarina Eiko, da TSBetc; Eduardo Frezarin, da Yazo; Germano Pereira, da Magazine Luiza; Hugo Reis, da Think Ideias; Leila Bueno, da Bueno Arquitetura Cenográfica; Serge Crespin, da Red Door e Varinia Cantoux, da Vivace Ceno.

O Fórum Eventos trouxe ainda Rodrigo Orquisa, vice-presidente da MPI Brazil, para falar sobre Eventos proprietários e patrocínios. Segundo ele, para captar patrocinadores para eventos proprietários, é importante mapear marcas potenciais, articular conexões e fazer testes / experimentações com esses potenciais patrocinadores, além de desenhar uma estratégia comercial. “É importante que o time de operações esteja totalmente alinhado com o time estratégico”, complementou.

Orquisa comentou ainda sobre a importância da curadoria. “Reputação é uma preocupação constante das marcas. É necessário prestar atenção em quem estou chamando para o meu evento”, afirmou. “O grande gol do marketing de evento próprio é o quanto as pessoas se envolvem no pré, trans e pós evento. As pessoas querem se sentir parte”, enfatizou.

Durante o painel WEB 3.0 e Eventos, Tomas Miranda, gerente de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Sympla falou sobre tecnologia, evolução da web e explicou diversos conceitos, como blockchain, NFT e Metaverso.

Tecnologia só existe para resolver problemas, minimizando esforços e maximizando resultados”, afirmou. Para ele, a tecnologia serve para melhorar a experiência do comprador, maximizar resultado para patrocinadores, reduzir custo para o organizador, criar novas possibilidades de negócio e minimizar riscos do negócio.

Dicas para o mercado

O Fórum Eventos encerrou o ciclo de palestras com a apresentação de Dill Casella, da Despertare Treinamentos Empresariais e Culturais, com diversas dicas sobre gestão durante o painel O Necessário F5 Estratégico em Eventos. “Não pensem o produto, pensem ‘o negócio’. O F5 é o que envolve a atualização do que estou fazendo”, comentou. Para ele, é importante buscar equilíbrio estrutural e emocional para ser estratégico no dia a dia, “desaprender para aprender”.

Descentralize a sua gestão”, recomendou. “Quantas vezes centralizamos a gestão e, quando centraliza, o seu time se acostuma a isso e acaba trazendo os pacotinhos para que você resolva. Quando eu descentralizo, delego tarefas e as pessoas ganham potência para que realizem as coisas e isso provoca a formação de novos líderes no time”, complementou.

“Estabeleça processos eficientes. Promova cultura de inovação. Quando peço para o meu time ser inovador, o resultado estratégico acontece. Muitas vezes não acreditamos na inovação, porque se justifica pela falta de tempo. Mude seu negócio antes que o mercado o mude”, continuou.

Erre rápido, erre barato e aprenda com seus competidores. O mindset aberto de crescimento se dispõe a trocar as lentes o tempo todo. Promova cultura de inovação. A experiência é o que vale no final. Invista em negócios que vão trazer lucratividade no futuro”, finalizou.

A edição deste ano do Fórum Eventos 2024 foi encerrada com a boa notícia da aprovação do PL do Perse – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, que esteve em votação neste dia 30, no Senado. “Pessoas que nunca faltaram ao Fórum estão em Brasília trabalhando por esse resultado. Muitas pessoas largaram seus negócios e foram defender o todo. Essa união e voz única fez com que fossemos respeitados. E assim temos que continuar porque a jornada não acabou. Não podemos esmorecer na nossa luta. Temos que permanecer juntos para ganhar no Perse e na Reforma Tributária. Os eventos alavancam a economia e o conhecimento, fortalecendo a sociedade”, enfatizou o diretor do Fórum Eventos, Sergio Junqueira Arantes.

O Fórum Eventos é o mais importante encontro da indústria de Eventos no Brasil que reúne, anualmente, dirigentes de entidades e associações que promovem os principais congressos e exposições do Brasil, além de profissionais do segmento MICE - Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. A indústria de Eventos é uma das que mais movimenta a economia. Foram mais de R$ 936 bilhões, mais de 25 milhões de empregos movimentados por esse setor, gerando uma representatividade de 13,93% no PIB nacional, antes da Covid-19, com dados do Dimensionamento Econômico e WTTC. Outros detalhes em https://forumeventos2024.com.br

Participaram do Fórum Eventos 2024 os seguintes apoiadores: o patrocinador master Tokio Marine Hall; os patrocinadores Gold: Gl Events, PromPeru e Tauá Hotéis; os patrocinadores Silver: Casa Grande Hotel, Descomplica, DIEX Media, Expo Center Norte, Facedoor e Visit Iguassu; os patrocinadores Bronze: BOP Comunicação Integrada, Bourbon Hotéis e Resorts, Central de Eventos, Club Med, Copastur, Costão do Santinho Resort, Enjoy Hotéis e Resorts, Hotel Jequitimar, Malai Mando, Royal Palm Plaza Resorts, Surpresa Tem Hora, Vila Angatu e Wish Hotels e Resorts, e os parceiros: Blue Tree Hotels, Bueno Arquitetura Cenográfica, Camalian, Cava Segurança, Diviprint, Espaço do Crachá, Expo Telecom, Fast Charge, Game Ambulância, Grupo SNE, Inovattore Design, Mindfull Wine, Mitte, Novotel, Pacotes & Passagens, Polly Feiras e Eventos, Ponto Link, Song 4, Sympla, Vivace Cenografia e Yazo. E conta com o apoio institucional da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo, do Sistema CNC e do Visit São Paulo. Compõe ainda o ecossistema do Grupo Conecta Eventos, o Programa Hosted Buyer: Ceo Council e Evento Único by Roberta Nonis, Portal Eventos, Revista Eventos e Prêmio Caio, a Mensagem Eventos e a Be on Press.