Novo formato de reunião global é lançado pela ALAGEV

Evento, que contou com 295 participantes, sendo 105 presenciais e 190 on-line, foi inspirado em programas de televisão e deu destaque às práticas do ESG
Reunião Global contou com 295 participantes, sendo 105 presenciais e 190 on-line

No último dia 18 de março (segunda-feira), a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) realizou, no Tivoli Mofarrej, na capital paulista, a sua 1ª Reunião Global das Comunidades de 2024, com a participação de 295 profissionais de diversas localidades do país, sendo 105 presenciais e 190 on-line.

Com o tema, “Governança corporativa dentro dos conceitos de Environmental, Social, and Governance (ESG)”, o destaque do encontro foi o lançamento do formato inspirado em programas de televisão. Essa primeira edição foi baseada em talk shows.

Para começar com o pé direito, nosso primeiro programa foi recheado de conteúdo valioso. Tivemos entrevistas inspiradoras com líderes do setor, segmentos práticos 'mão na massa', premiações e novidades. Começamos essa edição com o Global Show: Let's Talk about ESG. Mais do que nunca, foi hora de agir, inspirar e transformar”, comentou Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV.

A primeira convidada foi Ana Paula Arbache, cofundadora do HUB ESG da Alagev, fundadora do Hub Mulher e da Arbache Innovations, que abordou o tema Governança, que norteará toda a temporada das reuniões globais deste ano.

O bate-papo identificou os desafios, cases, tendências, além do crescimento exponencial do mercado dos eventos e artefatos. "No LACTE, que aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Golden Hall do WTC Events Center, foram apresentadas boas práticas. Devemos fazer com que os stakeholders cumpram os seus objetivos em relação à diversidade, educação, laboratórios de degustação de tecnologias e gestão de riscos, pois quanto menos preparado mais riscos você terá. Podemos destacar a segurança do trabalho, se o evento impacta a sociedade e comunidade local seja no som, trânsito ou na segurança, além da gestão de resíduos. Sempre falo que não é necessário começar tudo de uma única vez, mas um passinho de cada vez é possível. E faça algo, mas bem feito e da maneira correta”, ressaltou.

O debate também mostrou três dicas básicas para os talentos profissionais, sendo eles:

  • Se preparar: para aumentar a trabalhabilidade é necessário saber qual é o papel da marca no mercado. A especialista sugeriu procurar aumentar o repertório e fazer projetos como vitrine;
  • Valores inegociáveis: existem culturas organizacionais que não estão preparadas para mudar. Porém, os profissionais não devem deixar que as pessoas negociem com seus valores e coloquem em risco a sua carreira e reputação;
  • Responsabilidade de cada um: as pessoas transferem a culpa umas às outras. A reputação é como uma escala e, no fim, identificarão que o erro veio do ponto inicial.

De acordo com a educadora, não são responsabilidades individuais, mas coletivas. E será necessário levar essas discussões adiante com práticas mais sustentáveis, alinhadas à ética e transparência. Ela destacou que as ações de ESG feitas hoje serão colhidas amanhã.

Ana Paula ainda ressaltou a importância da capacitação. A especialista mencionou a certificação do “ESG Bronze”, da ALAGEV. O curso é direcionado aos talentos e organizações do setor que possuem competências e bons resultados em relação às boas práticas das diretrizes. Líderes, profissionais e interessados em conhecer os fundamentos da agenda desse conteúdo, suas aplicações nos negócios e operações no setor de eventos e viagens corporativas, integram o público-alvo do projeto.

Quadro - Chega mais anfitrião

O segundo quadro do encontro foi o “Chega mais anfitrião” com Fernando Vasconcellos, co-CEO do Grupo Kontik; e Hugo Souza, gerente geral da B2B Reservas. A conversa destacou a certificação ISO 27.001, sistema de normas para a privacidade de dados e como disponibilizar as informações captadas nas empresas.

Outro tema mencionado foi a certificação ISO 1018 : 2020, que fornece diretrizes para envolver as pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma empresa, além de aprimorar seu envolvimento e competência dentro dela.

De acordo com Fernando, apenas 5% das organizações realmente entram a fundo na certificação. Ou seja, o número continua baixo. “As empresas deveriam se aprofundar como seus fornecedores estão guardando seus dados. E entender se aquilo que está acontecendo / prometido nas planilhas de excel é feito de forma segura”.

Com isso, Hugo demonstrou que as aplicações de segurança são necessárias. “A tecnologia é fundamental na proteção. A inovação traz boas práticas de ESG, por isso, é imprescindível entender como ela é aplicada dentro da empresa. Vejo que a tecnologia é meio e não fim. Ela por si só não aplica todas as condições, pois depende das políticas e ações de cada marca”, salientou.

Ana Paula, que ficou no palco e participou do bate-papo, contribuiu para a discussão. “É relevante saber como isso é tratado no desdobramento de Recursos Humanos (RH), ou seja, como se trabalha com dados. Conseguimos melhores resultados quando aplicamos de forma inteligente e colocamos a tecnologia como aliada. Quando você conhece seu negócio, sabe a importância e impactos da certificação da ISO. Ela veio para otimizar as operações. A empresa não vive sem lucro, mas que seja um lucro com propósito”, concluiu.

Quadro da Palavra com especialista - dicas pontuais

Durante o evento, a ALAGEV trouxe o vídeo de Gianfranco Muncinelli, professor e diretor da Intedya, com dicas pontuais sobre ESG. “Com base na norma ABNT PR 2030, mostramos que o G é base do E e S. Precisamos de um conjunto de regras e diretrizes para levar à frente todas essas atividades. Falamos de governança cooperativa, respeitando o direito dos minoritários”, analisou.

O especialista destacou a prestação responsável de contas, compliance, manual de regras de cada especificidade da empresa com valores - como as ações devem funcionar dentro da marca com transparência entre gestão e funcionários. Além disso, mostrou que é necessário ser minuciosamente estruturado com controles internos e uma comunicação efetiva.

Gianfranco observou que o monitoramento e autoavaliação são imprescindíveis para a melhoria contínua dos negócios e finalizou: “Hoje estou melhor que ontem. E amanhã serei melhor que hoje”.

Quadro - Quem sabe faz ao vivo

A ALAGEV manteve a sua tradicional dinâmica em grupos. Os participantes responderam algumas perguntas e começaram a desenvolver um manual robusto sobre ESG.

Na pesquisa pré-evento, a associação compilou algumas informações com seus associados. No estudo, realizado com 67 pessoas, 81% responderam que a governança da sua empresa tem diretrizes ESG. Em relação aos princípios de governança 9,4% disseram que está na prestação de contas, 37,6% na responsabilidade, 27,1% na transparência e 25,9% na equidade. Por fim, a média de nota da importância da governança na empresa foi de 9,03.

Para a dinâmica e criação do manual corporativo sobre ESG, os participantes trabalham com os temas como respeito à governança corporativa, aspectos mais importantes dessa área, boas práticas e seus dilemas.

ALAGEV News

A associação apresentou os números do LACTE - 19ª edição, que teve mais de 1,6 mil participantes, 40% clientes, 88 patrocinadores, 600 byers, além de 953 mil interações e 23 mil trocas de contatos no aplicativo. E trouxe a novidade de que os participantes do LACTE terão acesso aos conteúdos das minilabs e apresentações do palco principal. Cada associado receberá um link exclusivo e gratuito para esses vídeos na plataforma do ALAGEV Educa.

Outra notícia destacada foi o lançamento do programa “Embaixadores ALAGEV". O projeto tem como objetivo fazer com que os associados selecionados compartilhem para o mercado as suas experiências e benefícios de fazer parte da ALAGEV, um hub multissetorial que desde 2003 facilita conexões e promove as boas práticas entre gestores e fornecedores do mercado.

É um orgulho participar das atividades e poder divulgar para o setor. Eu faço isso no dia a dia. Às vezes a questão não é somente da empresa que trabalho, mas também de algum amigo que realizou algum projeto relevante”, comenta Patricia Souza, diretora comercial do ClubMed e conselheira da ALAGEV.

Ao todo serão 10 embaixadores, no máximo dois de cada comunidade. Eles compartilharão nas suas redes sociais os conteúdos da associação e apresentarão a ALAGEV para o mercado com o foco de alcançar novos associados - inclusive clientes podem convidar seus fornecedores. Os nomes em breve serão anunciados.

ALAGEV confirma presença nos principais eventos

Aproveitando a integração com os participantes, a entidade anunciou marcará presença em dois grandes eventos que acontecem em abril: o primeiro é a WTM, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 15 a 17 de abril, e o segundo é a GBTA Convention 2024, em Atlanta, nos Estados Unidos, entre 22 e 24 de abril.

Premiação ALAGEV Educa

Durante o encontro, a entidade ressaltou os representantes dos minilabs mais bem avaliados pelo público do LACTE - 19ª edição. Das 12 palestras, cinco foram destaques e seus conteúdos se tornarão cursos oficiais do ALAGEV Educa.

O primeiro lugar, desenvolvido por Alexandre Cordeiro (ViagensPromo), Ana Paula Porto (Accor), Andrea Placido (Maringá), João Fornari (Copastur), Rogério Miranda (Inteegra) e Wagner Amarelo (Flytour), além de ter a oportunidade de ser uma capacitação da plataforma, também recebeu um troféu especial.

Confira a lista completa de ganhadores:

  • 1º - Como os recursos de IA e Machine Learning estão impulsionando a inovação em viagens de negócios?
  • 2º Comakership - Como fortalecer a relação entre cliente e fornecedor?
  • 3º Negociação com hotéis: Desafios do novo cenário de Tarifa fixa x Tarifa flutuante
  • 4º Duty of Care
  • 5º Marcas em movimento: Eventos como ferramenta de Marketing

Próximas edições das Reuniões Globais

As próximas edições já têm datas marcadas. As reuniões globais de 2024 acontecerão nos dias 20 de maio, 16 de setembro e 18 de novembro.

* Fotos Destaques: Divulgação/Assessoria

Fonte: Assessoria