Prêmio de Turismo Responsável: WTM Latin America anuncia os 22 finalistas

Os cases selecionados vêm de dez países latino-americanos e concorrem em seis diferentes categorias
Vencedores serão anunciados em 16 de abril

A programação da WTM Latin America, que ocorre entre os próximos dias 15 e 17 de abril de 2024, contará com premissas realcionadas ao debate de temas com relação ao turismo responsável, além de apoiar a indústria de viagens e turismo na adoção de práticas alicerçadas a esse conceito, como acontece desde sua 1ª edição, em 2013. O compromisso do evento com o turismo responsável tornou-se ainda mais amplo quando a programação de palestras, painéis e mesas-redondas ganhou o reforço de uma premiação criada para reconhecer as boas práticas lideradas por empresas latino-americanas.

Lançado em 2019 e com a 1ª edição entregue virtualmente em 2021, o Prêmio de Turismo Responsável já destacou dezenas de iniciativas executadas por empresas e associações de diferentes portes da região. A 45 dias do início do evento, a WTM Latin America anuncia os 22 finalistas de 10 países que concorrem à 4ª edição do Prêmio, em seis diferentes categorias. 

Uma inovação para este ano foi a inclusão de categorias que dialogam com a realidade da região, como o turismo indígena e/ou em comunidades tradicionais, e parceiros estratégicos especializados no tema que atuam em diferentes países. 

Os finalistas, em ordem alfabética, são:

Apata Colombia, Colombia; Asociación de Guias de Turismo Comunitario Explorando el Valle – ASOGTURC, Guatemala; EcoGuerreros SC de RL de CV, México; Favela Santa Marta Tour, Brasil; Fundación Agua y Tierra, Panama; Grande Reserva Mata Atlântica, Brasil; Grupo Cataratas, Brasil;  Guyana Tourism Authority, Guyana; Impulse Travel, Colombia; Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa, Argentina; Mama Uma Travel S.A.S., Ecuador; Manakin Nature Tours, Colombia; Mujeres a la Cumbre, Chile; Parque Nacional de Jericoacoara, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Brasil; Programa de Descarbonização do Grupo Tauá de Hotéis e Resorts, Brasil; Rainforest Expeditions, Perú; Rota da Liberdade, Brasil; Rutas Ancestrales Araucarias, Chile; San Luis Capital – Dirección de Turismo Municipal de SLP, México; Say Hueque Argentina Journeys, Argentina; Sociedad Comercial Budi Lafken SPA, Chile e Travolution Internacional, Colombia.

No total, mais de 150 cases inscritos, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior, foram cuidadosamente avaliados por um júri formado por agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas e formadores de opinião de diferentes países latino-americanos, além de especialistas de seis organizações aliadas reconhecidas em suas áreas de atuação que atuam pelo turismo responsável em toda a América Latina. Os vencedores serão anunciados no dia 16 de abril, às 18 horas, durante a programação do teatro Transformation da WTM Latin America 2024.

Os critérios de seleção incluem aspectos como originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta. Além do reconhecimento, os finalistas recebem feedback de especialistas e o reconhecimento público das boas práticas para clientes e compradores de um mercado bastante competitivo.

As categorias que terão cases premiados na 4ª edição do prêmio de Turismo Responsável são: 

  • Melhores iniciativas para a conservação da biodiversidade; 
  • Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e a inclusão no turismo; 
  • Melhores iniciativas para promover o impacto socioeconômico e a construção da paz através do turismo; 
  • Melhores iniciativas de trabalho em rede para promover o turismo responsável nos destinos; 
  • Melhores iniciativas para o turismo indígena e/ou Comunidades Tradicionais; 
  • Melhores iniciativas para a mitigação das mudanças climáticas.

* Fotos Destaques: Vencedores serão anunciados em 16 de abril (Divulgação/Assessoria)

Fonte: WTM Latin America