Roosevelt Hamam, cidadão paulistano.

Um convite, um evento, uma homenagem a um amigo que foi contemporâneo do meu pai na Alcântara Machado e que, agora, me honra com sua amizade bem como a de seu filho, Rogério.

NOSSA HISTÓRIA

Convite feito, convite aceito!

Um convite, um evento, uma homenagem a um amigo que foi contemporâneo do meu pai na Alcântara Machado e que, agora, me honra com sua amizade bem como a de seu filho, Rogério.

Os que me conhecem sabem o quanto me orgulho da minha história familiar, que se mistura com a história das feiras no Brasil. Tenho o enorme privilégio de, junto com outros colegas, ser um dos “filhos das feiras “, termo para identificar a segunda geração de “feirantes” do Brasil. Nossos pais foram os precursores, os que iniciaram oficialmente esta maravilhosa indústria, a indústria de eventos nacional.

A primeira Fenit, o primeiro Salão do Automóvel, inauguração do Pavilhão de Exposições do Anhembi são exemplos, entre muitos outros, do início de um caminho. Sim, de fato tivemos vários outros congressos e eventos importantes, mas tomo a liberdade de me expressar com esses três exemplos como símbolos do nascimento da nossa indústria.

“Conhecer nossa história, significa honrar, resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade.” Gazeta Digital

Dia 16 último, Roosevelt Hamam foi agraciado com o título de cidadão paulistano.

Mais do que uma homenagem, um reconhecimento a quem ajudou a mudar a cara desta metrópole, transformando-a na capital dos eventos da América do Sul e um dos maiores e melhores destinos para eventos no mundo.

Radialista, repórter, professor, advogado, São Paulino doente (ninguém é perfeito...) e por fim, profissional requisitado e reconhecido de eventos.

Roosevelt foi da primeira turma da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e, como não poderia ser diferente, orador da turma.

Como organizador de eventos, Roosevelt debuta oficialmente, em 1967, organizando o Congresso Internacional de Cardiologia, cujo sucesso resultou na fundação da R. Hamam Eventos, a primeira empresa brasileira especializada em eventos.

Em 1970, foi contratado pela Alcântara Machado, com a perspectiva da inauguração do Parque Anhembi, contando com o maior espaço para Feiras e Exposições do Brasil e com o Palácio das Convenções, cuja direção, nos seus primeiros anos de existência, ficou a seu encargo.

A R. Hamam organizou mais de 1.000 eventos, 70% deles em São Paulo, o que representou uma importante contribuição para o desenvolvimento do Turismo, gerando emprego e renda em diversos setores, e criando atividades paralelas até então inimagináveis.

Sua devoção e dedicação ao aprimoramento do setor rendeu-lhe o Prêmio Caio de 2003, como o Homem de Eventos do Ano, além da eleição em diversos cargos ligados ao segmento de eventos e turismo. Foi, entre outros, Presidente da ABEOC - Associação Brasileira de Empresas de Eventos / São Paulo e ABEOC Nacional, Presidente da COCAL – Confederação das Empresas Organizadoras de Congressos da América Latina, membro da ICCA – International Congress and Convention Association e 1º Vice-Presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Participou da fundação do SINDIPROM – Sindicado das Empresas Promotoras de Feiras e Organizadoras de Congressos, onde ocupou a Vice-Presidência, durante vários anos e da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, tendo exercido a Presidência da Entidade.

Roosevelt, ou melhor, professor Roosevelt, ou ainda, Dr. Roosevelt exerceu a função de Professor Titular e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e, durante alguns anos, também lecionou na Faculdade de Comunicação da Fundação Cásper Libero.

Homenagear esse ícone é homenagear minha história, homenagear nossa história.

Roosevelt foi, e é um dos profissionais mais completos do nosso trade.

Parabéns Roosevelt e muito obrigado por tudo que fez e faz para o nosso mercado.