Rota para o Net Zero: RX lança roteiro para a iniciativa

A RX publicou, recentemente, sua Rota para o Net Zero, visando o alcanço da neutralidade de carbono, pelo menos até 2050

Hugh Jones, CEO global da RX

A RX publicou, recentemente, sua ambiciosa Rota para o Net Zero, visando o alcanço da neutralidade de carbono. A RX é membro fundador do compromisso Net Zero Carbon Events que foi lançado pela indústria de eventos em novembro de 2021 na COP26 em Glasgow. Com apoio da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a iniciativa forma uma aliança global da indústria de eventos entre a Associação Global da Indústria de Exposições (UFI) e o Conselho Conjunto da Indústria de Reuniões (JMIC), comprometendo todos os signatários a alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030.

A publicação do roteiro RX é um passo fundamental na jornada dos eventos Net Zero Carbon (NZCE), que detalha cinco áreas de ação: 1. Energia, 2. Produção e Resíduos, 3. Alimentos e Desperdício de Alimentos, 4. Frete e Logística e 5. Viagem. Identificar marcos de curto, médio e longo prazo para cada uma destas áreas de ação é um objetivo fundamental.

Hugh Jones, CEO global da RX, afirma: “A iniciativa Net Zero Carbon Events foca nas emissões associadas ao ciclo de vida completo dos eventos, e engloba desde a energia utilizada a até a produção de estandes, sinalizações, carpetes, alimentos e resíduos associados, logística e viagens. Não importa onde os limites de relatórios de carbono sejam estabelecidos para as emissões relacionadas a eventos de Escopo 3, todas as partes interessadas, incluindo proprietários de locais, organizadores, expositores, participantes e prestadores de serviços gerais, têm um papel a desempenhar para ajudar a identificar, rastrear e reduzir as emissões associadas. com eventos", afirmou. 

"Embora o nosso desafio imediato seja medir estas emissões, o nosso roteiro estabelece os marcos que estamos a implementar para garantir que reduzimos as nossas emissões para zero emissões líquidas o mais tardar em 2040. A colaboração e a medição em toda a nossa indústria são fundamentais neste processo. Trabalhando com os nossos parceiros, locais e partes interessadas, é essencial que adotemos uma abordagem unida para alcançar os nossos objetivos líquidos zero, e já estamos a ver um grande progresso", completa. 

Helen Sheppard, Diretora de Sustentabilidade da RX, conclui: “Estabelecer metas mensuráveis para nossos eventos, para que possamos entender nosso progresso ao longo do tempo, é uma prioridade fundamental para todos nós na RX. Todos os dias, sou inspirada pelas pessoas com quem trabalho e pela indústria de eventos em geral. Estou superanimada com o impacto que teremos ao trabalharmos juntos”.

O roteiro encontra-se anexado: