SYMPLA anuncia ingressos tokenizados em parceria com a LUMX

A parceria Sympla-LUMX abre caminho para a adoção da blockchain pelo mercado de eventos
(imagem gerada por IA)

Recentemente, a Sympla, a maior plataforma de eventos do Brasil, anunciou uma parceria inovadora com a LUMX, startup de tecnologia com sede no Rio de Janeiro especializada em infraestrutura blockchain, para adotar a tecnologia dos NFTs na emissão de ingressos para eventos. Essa notícia é um marco no setor e ressoa com as previsões e análises feitas no livro "Tecnologia para Eventos", publicado pela Editora Reflexão em colaboração com o Portal Eventos.

O que é Blockchain?

Antes de mergulharmos nos detalhes da parceria Sympla-Lumx, é essencial entender o que é blockchain. Em termos simples, blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que garante a segurança, transparência e imutabilidade das informações. Imagine um livro de registros, onde cada página (bloco) está ligada à anterior e à seguinte, formando uma cadeia confiável e rastreável de dados. É, eu sei, assim fica difícil de imaginar como funciona, mas vamos analisar na prática alguns desafios e benefícios diretos da adoção dessa tecnologia pelo setor de eventos:

As dores do setor:

Benefícios dos ingressos tokenizados

A adoção da blockchain pela Sympla, traz uma série de benefícios inovadores para o setor de eventos:

1. Segurança e Autenticidade: Cada ingresso se torna um Token Não Fungível (NFT), único e impossível de ser duplicado. Isso elimina problemas comuns como falsificação e revenda ilegal de ingressos. Dá até pra sonhar com o fim dos cambistas.

2. Experiência do Usuário: A tokenização de ingressos abre portas para novas experiências, como a coleta de ingressos como itens colecionáveis e a interação com elementos de gamificação, além de abrir novas opções de engajamento entre patrocinadores e promotores de eventos e seu público.

3. Transparência e Eficiência: A tecnologia blockchain permite uma gestão mais transparente e eficiente dos eventos, desde a venda de ingressos até a validação de entrada.

Parceria Sympla-LUMX: Um Caso Prático

A parceria entre a Sympla e a LUMX é um exemplo prático das possibilidades que a blockchain oferece. Ao adotar essa tecnologia, a Sympla não apenas melhora a segurança e a experiência do usuário, mas também se posiciona na vanguarda da inovação tecnológica no setor de ingressos, seja para eventos de esportes, entretenimento, sociais, corporativos ou ações de marketing.

Foram meses de negociação, testes e implementação, e agora a tecnologia chega ao mercado como uma verdadeira promessa. Em conversa com Lugui Tillier, da LUMX, sempre falamos sobre a importância de uma adoção invisível dessa tecnologia.

Lugui prevê a criação de milhões de carteiras para os clientes da Sympla, feitas de maneira que não percebam uma mudança significativa na experiência do usuário, dando uma prova de como a tecnologia pode se tornar popular e integrada na vida cotidiana das pessoas de maneira sutil e eficiente.

Outra vantagem: o organizador de eventos também não precisará mudar suas rotinas de inscrição ou credenciamento. Entretanto, vale muito a pena para profissionais do setor, entender o que a mudança de tecnologia da Sympla significa e quais são as novas oportunidades para seus negócios.

Futuras Possibilidades:

Certificação de Participação: A emissão de NFTs como certificados de participação em eventos.

Interação com Patrocinadores: possibilidade de interação direta e inovadora entre participantes de eventos e patrocinadores

Clubes de Fidelidade Baseados em NFTs: A criação de novos programas de fidelidade e clubes exclusivos baseados em NFTs distribuídos em eventos, oferecendo experiências únicas e benefícios para os participantes frequentes.

Conclusão

A parceria Sympla-Lumx é um marco importante para a indústria de eventos, antecipada no livro "Tecnologia para Eventos", e mostra que o uso de blockchain em ingressos NFT traz benefícios transformadores.

A era da web3 nos eventos não é apenas uma promessa; é uma realidade empolgante que está se desdobrando agora.

Livro Tecnologia para Eventos publicado pelo Grupo Conecta Eventos

Sobre o livro Tecnologia para eventos:

Confira fotos da Noite de Autógrafos do livro TECNOLOGIA PARA EVENTOS (portaleventos.com.br)

Ao longo de cinco artigos, este livro apresenta uma contextualização desde as primeiras exposições universais, exemplos de tecnologias utilizadas nas fases pré, durante e pós-evento, dicas para tornar a experiência mais inclusiva, os benefícios dos aplicativos de evento, cases e conceitos como Web3, blockchain, metaverso, multissensorialidade etc. Assim, a partir dessas informações e de relatos dos autores, é possível entender como a tecnologia pode estar presente na indústria de eventos a fim de encontrar as melhores soluções e obter bons resultados. Livro - Tecnologia para eventos - Livros de Administração - Magazine Luiza

*Sobre o Autor - Ney Neto, apaixonado por contrabaixo e web3 e visionário do universo de eventos no Brasil, foi peça-chave na introdução do metaverso Upland na América Latina, abrindo suas filiais no Brasil e na Argentina e lançando as primeiras cidades latinas no mapa de Upland. Ele também é um dos sócios da BiobotsTec, startup brasileira responsável pela criação de avatares digitais de celebridades e campanhas digitais para grandes marcas. Em sua jornada de doze anos na MCI Brasil, Ney se dedicou a integrar tecnologias de ponta no setor de eventos e conferências, atuando como presidente do capítulo brasileiro da MPI (Meetings Professionals International) e como diretor de inovação no Festival Campus Party. É co-autor do livro "Eventech: tecnologia para eventos", onde compartilha sua visão sobre a revolução dos ingressos através da Blockchain, consolidando-se como um especialista em inovação tecnológica.