Shows e festivais tem movimentado o turismo em São Paulo

Os números recordes divulgados por pesquisas impressionam, e elevam o setor de turismo na cidade
Lollapalooza 2023

Os shows e os festivais musicais que ocorreram na cidade de São Paulo em 2023 bateram recordes de número em questão de público e de movimentação do setor de turismo, que movimentou uma quantia recorde de R$ 289,6 bilhões ao longo de 2023, com crescimento de 28,7% em relação ao último ano, representando 9,3% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. Já a indústria de eventos, registrou um aumento de 46,6%, sendo consolidado como o maior gerador de empregos no país em 2023, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Evento (Abrape), por meio de levantamento. 

Em 2023 mais de 50 nomes internacionais dividiram-se em apresentações de shows e festivais entre o Allianz Parque, Estádio do Morumbi e Autódromo de Interlagos, além de festas no interior do estado, já populares e famosas por movimentarem a região. De acordo com dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), os shows de Taylor Swift injetaram R$ 240 milhões em São Paulo. Resultados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,4%, depois de uma sequência de três meses negativos. 

O Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), da FecomercioSP em parceria com a SPTuris, mostra que os shows musicais, feiras e eventos expandiram 9,2%, tornando-se também o melhor momento em três anos, com faturamento de diária média em R$ 46,3 milhões e destaque para ocupação dos meios de hospedagens, com 77,1%. 

O The Town contou com sua 1ª edição em setembro de 2023, e já tem sua volta confirmada à cidade em 2025. A primeira vez do evento contou com cerca de 500 mil pessoas no Autódromo de Interlagos entre os dias 2,3,7, 9 e 10 para assistirem nomes internacionais como Bruno Mars, Demi Lovato, Post Malone, entre outras dezenas de atrações.

A edição de 2024 do Lollapalooza acontece nos dias 22, 23 e 24 de março. O evento movimentou quase R$ 1 bilhão na economia da cidade em 2023, e conforma aponta o Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (OTE), o festival de música movimentou R$ 931,3 milhões de forma direta e indireta, onde cada turista gastou cerca de R$3.499,02 na cidade durante os dias de apresentações. Para a 11ª edição, é esperado que o festival continue movimentando o turismo, além de uma expectativa de público de 241 mil pessoas. A taxa de ocupação dos hotéis da cidade já era de 65% para este fim de semana, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP).

Além do Lollapalooza, que é quem vai apertar o play oficial no calendário de grandes eventos de 2024, a cidade já tem shows confirmados na agenda, como por exemplo, Andrea Boccelli; Simple Plain; Jonas Brothers; Ed Sheeran; Slipknot e Iron Mainden.

Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP, destaca o crescimento que a ocupação hoteleira obteve nos períodos de eventos. “O calendário de shows, exposições e espetáculos artísticos realizados na cidade de São Paulo, aliado à qualidade e diversidade da oferta gastronômica, contribui de maneira significativa para fortalecer, cada vez mais, a imagem da metrópole como destino turístico cultural, além da já consagrada liderança que exerce nos segmento do turismo de negócios e eventos corporativos”, afirmou.