Turismo de eventos no Ceará: uma economia em ascensão

Renata Porto é sócia diretora do Grupo Newlight
Renata Porto, sócia diretora do Grupo Newlight

O turismo de eventos tem se destacado como uma mola propulsora da economia no Ceará, gerando impactos positivos em diversos setores. O Centro de Eventos do Ceará (CEC), gerido pela Secretaria do Turismo (Setur), encerrou o ano de 2023 com 122 eventos sediados, representando um aumento de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior.

O CEC tem se firmado como um espaço estratégico para a realização de eventos dos mais variados segmentos, desde conferências e congressos até feiras e exposições. Esse protagonismo não apenas impulsiona o setor de turismo, mas também reverbera em toda a cadeia produtiva, beneficiando hotéis, restaurantes, empresas de transporte, serviços, entre outros.

O aumento no número de eventos sediados em 2023 evidencia a capacidade do Ceará em atrair e hospedar grandes encontros nacionais e internacionais. Isso não apenas fortalece a imagem do estado como um polo de negócios e turismo, mas também contribui para a diversificação da economia local.

Para 2024, as expectativas são igualmente promissoras. O CEC já conta com 91,8% de eventos firmados e/ou agendados em comparação com o ano anterior. Com 112 eventos pré-agendados, as projeções indicam uma continuidade no crescimento do turismo de eventos, consolidando o Ceará como um destino atrativo para realização de importantes acontecimentos.

Além dos benefícios econômicos diretos, o turismo de eventos também fomenta o emprego, fortalece a imagem da cidade e impulsiona o desenvolvimento regional. A realização de conferências e congressos traz consigo a oportunidade de troca de experiências, atualização profissional e atração de palestrantes renomados, enriquecendo o ambiente intelectual local.

O desafio agora é consolidar e expandir esses ganhos. É essencial que haja investimentos contínuos em infraestrutura, promoção e capacitação para garantir a sustentabilidade desse crescimento. Iniciativas que fortaleçam parcerias público-privadas e incentivem a inovação no setor são cruciais para manter o Ceará como um destaque no cenário nacional de eventos.

* Renata Porto, sócia diretora do Grupo Newlight

Fonte: Engaja Comunicação