Uma nova expectativa

O ano começou com uma nova cara, uma nova expectativa de melhora e um novo ambiente em função das boas condições da nossa economia

Depois de um convite feito pelo diretor da Revista dos Eventos, Sergio Junqueira, e da análise de agenda, começamos enfim o nosso blog, onde faremos uma permanente provocação, apontando dados e fatos, tendo com base a nossa visão sobre o dia a dia dos eventos, levando o leitor a uma instigante incursão pela indústria dos eventos, tanto nacional quanto internacional.

O ano começou com uma nova cara, uma nova expectativa de melhora e um novo ambiente em função das boas condições da nossa economia e, lá fomos nós, para as tradicionais feiras internacionais como a IMEX – Frankfurt, realizada de 22 a 24 de Maio 2012 onde observamos uma redução dos espaços ocupados por países europeus – que encontram-se em dificuldades – e um crescente aumento da Latino America. Participamos de uma conferência com os expositores argentinos que comemoraram a confirmação da realização do Congresso da ICCA – International Congress and Convention Association em Buenos Aires em 2015 e também sua manutenção da liderança no ranking ICCA na região latina. Lá também encontramos compradores e colegas para repensar nossa atividade. A feira segue sendo muito boa e geradora de oportunidades para o Brasil. Em seguida, de 05 a 06 de Junho na FIEXPO em Punta Del Este, tivemos a grata surpresa de acompanhar Maria Katavatis da Embratur, eleita pela FIEXPO/Revista Eventos Latino-americanos como Personalidade do Turismo Latino do ano. Cada vez mais, conseguir ter alguém que represente a cara do Brasil no exterior é fundamental para que o País seja mantido na atividade e que pela sua constante busca de oportunidades os resultados reais apareçam. Maria Katavatis é uma destas pessoas que fazem nosso orgulho nacional seguir em frente na disputa permanente com o mundo.

Estou imaginando a previsão do nosso sempre melhor segundo semestre e torcendo para que o cenário de crise da Europa interfira o mínimo possível no andamento dos projetos e que os congressos a serem realizados no Brasil alcancem pleno sucesso, fazendo a repercussão de nossas qualidades em organização e gestão de projetos serem evidenciadas. A captação de eventos internacionais segue sendo o nosso desafio, tema que sempre discutimos no nosso curso de imersão GMM – Global Meetings Management que neste ano aconteceu em abril em São Paulo; esperamos pelo esforço que fazemos há muitos anos que a consistência continue e consigamos crescer novamente em 2012.