Uma uruguaia-brasileira recebeu o Troféu Silvia Zorzanello

Honraria é oferecida pela Câmara de Vereadores por meio de um projeto de lei de 2011
Jussara Yanez Leite, recebeu na noite desta quarta-feira (8) o Troféu Silvia Zorzanello

Radicada no Brasil desde a década de 80, a uruguaia Jussara Yanez Leite, recebeu na noite desta quarta-feira (8) o Troféu Silvia Zorzanello, honraria aprovada pela Câmara de Vereadores de Gramado. O troféu foi entregue em sessão solene presidida pelo vereador Celso Fioreze, e contou com a presença de autoridades e dos diretores do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. A honraria é entregue por meio de um projeto de lei do legislativo gramadense desde 2011, um ano após o falecimento de Silvia, fundadora do Festuris ao lado de Marta Rossi.

Ao agradecer a homenagem, Suzana Leite disse que era um orgulho ser homenageada em Gramado, “uma cidade que deu sempre muitas lições ao turismo”; Ela disse que a sua empresa (a Personal Turismo) sempre fez parte do Festuris e o Festuris fez parte dela.

O presidente da Câmara, Celso Fiorese, apontou que a proposta da homenagem era justamente destacar pessoas que valorizam o turismo local, como era o caso de Jussara. Celso citou que o título da honraria levava o nome de Silvia Zorzanello fundadora do Festuris, uma mulher que sempre lutou pelo turismo nacional. Silvia faleceu em 2010.

Eduardo, filho de Silvia, destacou o orgulho de ter a mãe como referência no setor de turismo e os exemplos dela se mantinham até hoje.

Jussara Yanez Leite recebe Troféu Silvia Zorzanello na Câmara de Vereadores de Gramado

DE PROFESSORA AGENTE DE VIAGENS

Jussara nasceu em Montevidéu, no Uruguai, onde foi professora de Educação Física por seis anos. Em 1980 começou a atuar como guia de turismo em seu país e foi gerente de operações de uma grande operadora de turismo, atividade que manteve quando veio residir no Rio Grande do Sul. Em 1990, em Porto Alegre (RS) começou sua caminhada com a empresa Acerenza Turismo, quando conheceu o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. Em 1992 fundou a Personal Operadora, especializada em turismo do Mercosul e da América Latina.

Por quase oito anos, Jussara foi presidenta da UGART - União Gaúcha de Representantes e Operadores Turísticos, uma das idealizadoras da feira UGART e vice-presidente financeira da ABAV-RS. Até hoje faz parte da diretoria como conselheira e diretora