Quatro Elementos de Valor Estratégico para Eventos Empresariais - Capítulo I

Antes de comentar alguns acontecimentos nestes últimos anos trabalhando com eventos corporativos, com gestão de eventos e incentivos e ate divulgar alguns cases, como escrevi no meu primeiro artigo, acredito que devo iniciar meu segundo post do meu blog, publicando um artigo de uma querida amiga Mary Boone. ( artigo em ingles = The Case For Mettings and Events = Four Elements of Strateig Value.)

Antes de comentar alguns acontecimentos nestes últimos anos trabalhando com eventos corporativos, com gestão de eventos e incentivos e ate divulgar alguns cases, como escrevi no meu primeiro artigo, acredito que devo iniciar meu segundo post do meu blog, publicando um artigo de uma querida amiga Mary Boone. ( artigo em ingles = The Case For Mettings and Events = Four Elements of Strateig Value.)

Ela 'e presidente da Boone Associates, localizada em Essex, no Estados Unidos. Considerada pela mídia especializada americana como uma especialista e inovadora em Design de Eventos. Elizabeth Kyoko Wada , traduziu este artigo aqui no Brasil, pelo qual estou dividindo agora.

Também em 2009 tive o prazer de participar de um curso com ela Mary , na primeira aula magna sobre Design de Eventos Empresariais para a associação de profissionais MPI - Meeting Professionals International, um dia anterior a abertura do WEC - World Education Conference.

E quero escrever a vocês, um artigo resumo que vou dividir em 5 partes , porque importante passar ao publico que esta lendo minha coluna, boa parte do que aprendi com o Quatro Elementos de Valor Estratégico para Eventos Empresariais.

Mary Boone defende a importância da gestão estratégica de eventos empresariais, com base em gestão de portfolio, design de eventos, mensuração de impacto (ROI) e logística avançada.

Introdução

A velha máxima - " Falem mal , mas falem de mim "é bastante incomoda para ser aplicada quando as noticias no ambiente empresarial não são boas. A crise financeira global foi apresentada num tom devastador nas manchetes de outubro de 2008; isso teve consequências negativas para o setor de eventos empresariais, com cobertura que traziam relatos acalorados e críticos ao encontro da AIG, em Phoenix - EUA. Alguns meses depois, outras noticias ruins. Em fevereiro de 2009, um evento da Northern Trust recebeu um trabalho similar por parte da imprensa. O departamento do tesouro Americano anunciou a regulamentação para eventos em empresas que recebem fundos e com isto no mesmo mês, o The New York Times publicou um artigo "sobre o cancelamento de eventos e sobre a quedado numero de participantes nos mesmos.

Hoje esta acontecendo na Europa, o mesmo olhar para revisar os eventos e seu retorno.

Surge um cenário adequado para revisão de praticas muitas vezes repetidas sem qualquer questionamento ou reflexão. Lideres do setor de eventos tomaram medidas imediatas para informar legisladores e representantes de órgãos reguladores dos consideráveis impactos dos eventos empresariais na economia. Eles tomaram medidas imediatas para divulgar suas preocupações a respeito dos cancelamentos crescentes de eventos , o desemprego provocado e a perda de oportunidade de negócios, Seminários, sessões educacionais e preparação de artigos sobre o valor de eventos empresariais foram ações centrais em todos o setor.

Apesar dessas preocupações genuínas, é importante observar que ha possibilidades novas trazidas por essa crise. Ao levar tal discussão, para as instancias superiores de qualquer empresa e seus executivos sênior, criou-se uma oportunidade sem procedentes para colocações verdadeiramente estratégicas entre as equipes que lidam com eventos como parte de seu dia a dia e os executivos em organizações publicas e privadas que patrocinam ou que detém as verbas para suas realização. Atualmente , mais que em qualquer outra época, eventos empresarias tem grande relevância aos olhos de poderosos stakeholders.

Ate hoje, um dos desafios do setor de eventos é esclarecer as confusões sobre o valor estratégico. O organizador de eventos trabalha com diversas questões -"Devo começar com um Plano Estratégico de gestão de Eventos "? , "Preciso estudar sobre ROI (retorno do investimento ) ? ", "O que é Design de Eventos ? ", Como Consigo demonstrar o valor estratégico de logística de eventos ? ".

Esses profissionais precisam apresentar aos executivos que detém a decisão sobre a utilização de recursos da organização, de forma clara, as explicações de como obter valor estratégico. Se forem bem sucessivos, obterão os meios necessários para que suas empresas passem a fazer um uso mais eficaz de eventos. Este artigo tem objetivo de prover embasamento conceitual para a preparação de argumentações sobre o valor estratégico de eventos empresariais.

Os Quatros Elementos de Valor Estratégico

Para facilitar a compreensão, identificam-se quatro elementos de valor estratégico para eventos: Gestão de Portfolio, Design de Eventos, Mensuração e Logística Avançada. Eles podem ser aplicados em qualquer tipo de organização, seja publica, provada ou uma ONG. Enquanto boa parte dos organizadores de eventos se envolve com um ou mais desses elementos, poucos são os que de fato os colocam todos juntos, no mesmo cenário de analise, a fim de compreender como estão inter-relacionados e qual é a importância de cada elemento para os grupos gestores da instituição.

No próximo estarei falando de Gestão de Portfolio... ate lá...