Canais
Variedades
19/04/2011
Traffô inaugura novo endereço em grande estilo
Cerca de 1.200 convidados prestigiaram a festa de abertura da casa de eventos no último dia (12), em São Paulo. Com a filosofia de surpreender e inspirar experiências únicas, o Traffô, um dos melhores espaços para eventos do país, está de volta. O novo endereço, também na Vila Olímpia, reflete a sintonia do espaço com a natureza. Na busca constante pelo contato com o meio ambiente em plena cidade de pedra, onde são raros os espaços abertos, repletos de verde. Para suprir esta carência e pensando em proporcionar sensações únicas através do contato com uma rica vegetação, o novo endereço do Traffô priorizou o verde e a área ao ar livre e recebeu um enorme espelho d´água que complementa o jardim e faz as vezes de nave para a realização de cerimoniais. Os cuidados com a vegetação na área externa – uma atração à parte – se refletem nas dezenas de cores, texturas e formas, na delicadeza de suas árvores, plantas e flores idealizadas pelo engenheiro florestal e paisagista Fabio Lagreca. Com projeto impactante que se destaca logo na fachada do imóvel, revestida com armação trançada de vergalhões de ferro comumente utilizados para estruturar pisos de concreto, e que recebeu uma arrojada e criativa iluminação cênica, o espaço é marcado pela mescla de elementos clean e inovadores, assinado pelo renomado arquiteto Otávio de Sanctis. Salões amplos e livres, pé direito alto e ausência de colunas compõem a área externa e permitem muito mais liberdade para criar atmosferas diferentes a cada comemoração. O novo Traffô abusou da transparência dos espaços com grandes painéis de vidro que conferem intensa luminosidade, além de integrar naturalmente seus dois salões ao amplo e deslumbrante jardim externo. Ambientes versáteis e multifuncionais, que oferecem liberdade de espaço para diferentes tipos e portes de eventos. Com projeto acústico minucioso, o espaço de eventos também oferece camarotes no salão principal, sala vip, espaço privativo da noiva com suíte equipada, camarim com suíte e espaço de beleza Jacques Janine (concebido pela unidade do Shopping Pátio Paulista), além de parcerias com empresas e profissionais renomados. A estrutura do espaço foi concebida para favorecer o trabalho de todos os profissionais envolvidos com cada evento, nem mesmo o florista foi esquecido e ganhou uma área especial para o preparo e manutenção de cada arranjo. A riqueza de detalhes de cada ambiente promete transformar todo evento, seja ele social ou corporativo, em uma data inesquecível. Espaço Traffô - Durante cinco anos o Traffô recebeu festas e eventos corporativos memoráveis, muitos deles considerados os mais badalados de São Paulo. O reconhecimento como o melhor espaço de eventos da cidade veio também através de prêmios como o Prêmio CAIO, considerado o “Oscar dos eventos”, onde conquistou o Jacaré de Ouro na categoria Melhor Espaço para Eventos de Médio Porte nos anos de 2006 e 2007. Sua versatilidade, excelente infra-estrutura e ótima localização, aliadas a experiência, bom gosto e flexibilidade permitem produzir e abrigar qualquer tipo de evento, festa ou cerimônia de médio e grande porte, como casamentos, lançamentos, seminários e shows, dentre outras comemorações. Agora em novo endereço o espaço Traffô vai continuar oferecendo seu know-how e aplicando seu conceito que se tornou sua maior marca: surpreender e inspirar experiências únicas. Traffô Capacidade: 1.100 pessoas para coquetel / 480 sentadas para jantar Rua Gomes de Carvalho, 560 – Vila Olímpia/ SP Tel.: 11 3045-4524 http://www.traffo.com.br contato@traffo.com.br
18/04/2011
Páscoa: Mendes Plaza Hotel oferece almoço especial
Na Páscoa, o Mendes Plaza Hotel oferece ambiente com música ao vivo e uma gastronômica inesquecível. O hotel preparou um cardápio que promete agradar os paladares mais exigentes. Com destaque para receitas da cozinha internacional e massas especiais, o restaurante The Garden oferece pratos deliciosos apresentados pelo chef Danillo Nascimento. Entre as opções de entrada, estão frios, saladas, salmão assado em crostin com farofa de camarão e maionese de camarão, além de patês e pães variados. Para os pratos principais, risoto de presunto Parma sálvia e queijo coalho, cassoulet de frutos do mar e magret de canard ao molho de cogumelos frescos são algumas das delícias que prometem aguçar o apetite. Além disso, o Mendes Plaza Hotel ainda vai servir um dos símbolos mais tradicionais da Páscoa: o bacalhau português imerso em azeite extra virgem. Na estação de massas preparadas na hora, o Mendes Plaza promete surpreender com as combinações de molhos. Como por exemplo, o delicioso Spaghetti negro, com um sabor que remete a frutos do mar por sua coloração diferenciada, a base tinta de lula. Esta massa vai muito bem puxada na manteiga de garrafa ao aroma de sálvia. Outros destaques do chef Danillo são o ravioli de banana da terra regado ao creme de brie e chutney de pimenta e o tagliarini fresco acompanhado pelo molho pomodoro e basílico rústico. Para a sobremesa, crianças e adultos encontrarão um verdadeiro festival de chocolates, como trufas, bombons, ovos de páscoa recheados e colomba pascal trufada, e também as opções diet, como copinho de chocolate e tarte tatin de maçã. Para encerrar a festa, serão distribuídos ovos de chocolate para todas as crianças.O valor do almoço de Páscoa é R$ 72,00 por pessoa (não inclui bebidas). Crianças até 7 anos não pagam e até 12 anos têm 50% de desconto. Estacionamento incluso. O restaurante The Garden fica no Mendes Plaza Hotel e funciona das 12h30 às 15h30. Serviço Mendes Plaza HotelEndereço: Rua Floriano Peixoto, 42, Gonzaga, Santos. Telefone: (13) 3208-6442 ou pelo ID 1206*4 (Depto. de Eventos)
12/04/2011
ABAV/RJ realiza festa para agentes de viagens dia 25
Para homenagear os agentes de viagens, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro – ABAV/RJ, em parceria com o Sindicato das Empresas de Turismo - SINDETUR e a Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar, vai promover, dia 25 de abril (segunda-feira), a festa intitulada Dia do Agente de Viagens. O evento, realizado anualmente pela entidade, vai acontecer no Morro da Urca, a partir das 18h, e deve reunir cerca de 500 convidados. “Como em todos os anos, vamos planejar tudo, em seus mínimos detalhes, para oferecer essa grande festa onde os agentes de viagens poderão encontrar colegas de profissão, trocar experiências e, sobretudo, comemorar as batalhas vencidas e as conquistas alcançadas. O agente de viagens desempenha papel fundamental no desenvolvimento do setor de turismo e é um grande merecedor dessa homenagem”, declara o presidente da ABAV/RJ, Luiz Strauss de Campos. A festa vai contar com a participação da banda V-Trix, que promete repetir o sucesso alcançado nas últimas edições do evento, animando o público com uma mescla de teatro e música. “Para o próximo show da banda, estamos com muitas novidades no repertório, que inclui dance music e muito mais, não esquecendo as músicas que não podem faltar como YMCA, I will survive, I got a felling, entre outras”, adianta a vocalista da banda, Josie Rodrigues. O buffet ficará a cargo do Pimenta Rosa. A diretora adjunta de eventos da ABAV/RJ, Tânia Cesonis, será a responsável pela organização da festa. A rede Accor, American Airlines, Carnaval Turismo, Grupo High Light, New It, Nice Via Ápia e Tam serão os patrocinadores do evento.As reservas podem ser efetuadas pelo email abavrio@abavrio.com.br.
12/04/2011
Magic City abre as portas para o 4° dia Nacional da Alegria
Nesta quarta-feira, 13 de abril, o Magic City recebe cerca de 500 crianças carentes em suas dependências. A ação, realizada anualmente, é parte do 4.º Dia Nacional da Alegria (DNA), evento que é realizado por vários parques e atrações turísticas em todo o país simultaneamente.Trata-se de uma iniciativa do SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), com o apoio da ADIBRA (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil). O Dia Nacional da Alegria tem o objetivo de dar a crianças carentes a oportunidade de um dia de lazer diferenciado, aproveitando todas as atrações que um complexo de lazer pode oferecer. Além disso, as crianças têm alimentação e transporte até o local sem qualquer custo.Para mostrar mais uma vez a importância do trabalho social, o Magic City abrirá as portas nesta quarta para atender exclusivamente as crianças. A última edição, realizada em abril do ano passado, contou com a participação de 19 empreendimentos entre parques e atrações turísticas de todo o Brasil, reunindo 72 mil crianças carentes de mais de 400 instituições assistenciais.Neste ano, o Magic City atenderá as seguintes instituições: Grupo de Apoio ao Menor, Amem - Casa, Azul, CEC J. Paulo II, Casa Coração de Maria, CEC Maria Imaculada, Lar amor ao próximo, IASESALTE, Comunidade Kolping Jardim Revista, CEI Jesus Menino.Serviço Telefone: (11) 4746-5800
12/04/2011
Hopi Hari oferece pacote especial para a Páscoa
Nesta Páscoa, o Hopi Hari preparou um pacote imperdível para os visitantes: o Fun Weekend Páscoa, um passaporte válido para os quatro dias do feriado (21 a 24 de abril) por apenas R$ 89,90. O passaporte pode ser adquirido por meio do site www.hopihari.com.br e parcelado em até quatro vezes de R$ 22,48 no cartão de crédito. Além de se divertir na Páscoa no Hopi Hari, os visitantes ainda poderão curtir o primeiro final de semana do Hopi Night Eléktron, um surpreendente espetáculo a céu aberto, inédito no Brasil, que reunirá imagens 3D, mega projeções, show de luzes e lasers, performances artísticas e muita música. Neste ano, o Hopi Night terá como palco a região de Aribabiba, a capital de Hopi Hari, o país mais divertido do mundo. A área será tomada pela mais alta tecnologia e transformada no cenário ideal para que os visitantes sejam envolvidos pelo tema desta terceira edição do evento, Eléktron. O grande Jukebox assumiu o poder e mostra sua força aos homens, levando-os para seu interior através de portais bidimensionais. Lá, o controlador (DJ) e seus guardiões apresentarão o mundo de Eléktron e a histórica batalha entre o som e a luz. Durante o evento, os visitantes receberão óculos especiais e se surpreenderão com incríveis imagens em 3D, mega projeções com a utilização do recurso mapping (projeção audiovisual que usa como tela grandes fachadas, criando uma nova realidade ao local), show de luzes, lasers e efeitos especiais. Tudo isso ao som de hits eletrônicos comandados pelo DJ Dell Passo, que estará em uma estrutura a sete metros de altura. Infraestrutura Localizado a 15 minutos de Campinas e meia hora de São Paulo, o Hopi Hari conta com completa infraestrutura. Possui cinco regiões temáticas (Kaminda Mundi, Infantasia, Aribabiba, Wild West e Mistieri) distribuídas em 760 mil metros quadrados. O parque oferece 58 atrações para todas as idades, além de 68 pontos de alimentos e bebidas, bebedores, enfermaria, sanitários, fraldários, área específica para amamentação, estacionamento para 5 mil veículos e telefones. Conta, ainda, com um dos teatros mais modernos de São Paulo, um bar show, cinema 3D, simuladores, 10 lojas e jogos de diversão. Foi eleito pelo 9º ano consecutivo o Melhor Parque Temático do Brasil, por leitores da revista Viagem e Turismo, da Editora Abril.  Serviço Feriado Páscoa (21 a 24 de abril)Hopi Hari – Rodovia dos Bandeirantes, km 72 – Vinhedo/ SPFuncionamento: quinta, sexta, sábado e domingo, das 11h às 21h Pacote especial: R$ 89,90 (passaporte para os quatro dias)Preço: R$ 69,00 (antecipado) e R$ 79,00 (bilheteria)Onde comprar passaporte antecipado: Telemarketing  0300 789 5566, no site www.hopihari.com.br ou nos representantes autorizados em todo o Brasil.Gratuidade: Crianças com até 1 metro de altura e adultos com mais de 65 anos.Estacionamento: R$ 30,00 (carros e vans) e R$ 25,00 (motos – incluindo serviço para guardar capacetes).Transporte: O parque sugere serviço de transporte que parte de diversos pontos da Capital e da Grande São Paulo, de Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Baixada Santista e Curitiba. Consulte o site (www.hopihari.com.br) para obter informações sobre pontos de partida, horários e valores.  
12/04/2011
Casa Cor Goiás 2011 desenvolve trabalho sócio-ambiental com resíduos
Um dos problemas mais sérios enfrentados pelo Brasil na questão ambiental é a ausência de regras para gerir o tratamento das mais de 150 mil toneladas de lixo produzidas diariamente nas cidades brasileiras. Em Goiás, um terço das cidades sofre alguma forma de agressão ambiental em decorrência dos resíduos oriundos das atividades industrial, comercial, hospitalar, agrícola, doméstica, de varrição e da construção civil. Diante dessa situação, construtoras goianas têm demonstrado preocupação em reduzir o desperdício e a geração de resíduos, treinando profissionais para fazer a separação do material ainda no canteiro de obras. Agora é a vez do setor de eventos imprimir maior racionalidade na gestão dos resíduos, de forma econômica e ambientalmente viável. Empenhada em difundir as práticas de sustentabilidade no mercado de arquitetura, decoração e paisagismo, a Casa Cor Goiás 2011 está apostando em um projeto para a gestão dos resíduos sólidos – aquilo que genericamente se chama lixo – produzidos antes, durante e após o evento. Para isso, a organização da mostra estabeleceu uma parceria com a empresa goiana Renove, que desenvolveu um Programa de Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos para a Casa Cor Goiás. “Com essa iniciativa, esperamos dar início a uma reação em cadeia para que fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores se empenhem na redução da quantidade de resíduos gerados no dia a dia e também na sua correta destinação, reutilizando-os no ciclo produtivo a fim de diminuir o consumo de recursos ambientais e os impactos à saúde humana”, pondera Sheila Podestá, organizadora da Casa Cor Goiás. O projeto tem por objetivo evitar que os resíduos de construção e demolição oriundos da edificação erguida para abrigar a Casa Cor Goiás causem prejuízos à população e ao meio ambiente, combatendo desperdícios e amenizando impactos ambientais. Para isso, o projeto prevê a proibição do acondicionamento final dos resíduos em locais inadequados, a redução do volume do entulho gerado, a aplicação de procedimentos de separação para cada tipo de resíduo, a reutilização de materiais e a reciclagem dos demais resíduos, de forma a transformá-los em matéria-prima para novos produtos. Vantajoso dos pontos de vista ambiental e social, o gerenciamento dos resíduos também é economicamente lucrativo, na medida em que contribui para a diminuição da quantidade de recursos naturais e energia a serem gastos e dos custos de produção. De acordo com o sócio-diretor da Renove, engenheiro Ambiental Nelson Siqueira Neto, mais de 50% dos resíduos gerados no Brasil vem da construção civil. “Gerar resíduos na construção civil é considerado uma dupla perda econômica para empresa ou empreendedor. Primeiro, pelo fato do produto comprado não ser utilizado 100% na obra. E segundo, porque o custo econômico para dar uma destinação correta aos resíduos é alto”, explica o engenheiro. Tipos de Resíduos - O programa que está em fase de implantação na Casa Cor Goiás, desde o dia 15 de março, consiste na correta separação, coleta, transporte, armazenamento, tratamento, reciclagem e destinação final dos resíduos gerados na implantação do evento, durante a mostra e também na sua desmontagem. De acordo com a classificação determinada pela resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, de 2002, os resíduos da construção civil são subdivididos em quatro classes: Os resíduos de Classe A são aqueles reutilizáveis ou recicláveis, tais como tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto; os da Classe B são os resíduos recicláveis para outras destinações e englobam plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros; os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias que permitam sua reciclagem, como os produtos oriundos do gesso, fazem parte da Classe C; os resíduos da Classe D, por sua vez, são aqueles que oferecem algum tipo de perigo para a saúde, tais como tintas, solventes e óleos. Além dos resíduos oriundos do processo de construção, o projeto que está sendo implantado na Casa Cor Goiás prevê a correta destinação dos resíduos orgânicos e recicláveis resultantes das atividades dos bares, cafés e restaurantes ao longo do evento. Fases do Projeto - O Programa de Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos na Casa Cor Goiás 2011 será realizado em três fases. Na primeira, que compreende o período de implantação da obra, prevê o diagnóstico da geração de resíduos, bem como o desenvolvimento, implantação e acompanhamento do projeto. Dentro desta fase, a Renove irá promover palestras de conscientização e formação ambiental junto aos funcionários da obra. A segunda fase coincide com o período de realização da Casa Cor Goiás 2011 – de 13 de maio a 21 de junho – onde as atenções estarão voltadas para os resíduos gerados nos restaurantes, bares e cafés. Outra palestra de conscientização e formação ambiental será realizada para os prestadores de serviços diretos e indiretos que irão trabalhar no evento. A educação ambiental também atingirá os visitantes da mostra. A Renove disponibilizará coletores personalizados e material publicitário informativo sobre a importância da coletiva seletiva para serem colocados em local definido pelas organizadoras da Casa Cor Goiás. Na última fase do projeto, a Renove dará suporte para a desmontagem do evento. Em todas as etapas, o lixo produzido será acondicionado inicialmente em coletores e posteriormente nas chamadas Big Bag’s Destinação dos Resíduos – A Renove dispõe de um plano para destinar os resíduos da Casa Cor Goiás. Os resíduos de madeira serão reciclados pela empresa Cavacos Combustíveis de Biomassa, em Aparecida de Goiânia. Metais, plásticos, papelão, sacos de cimento, argamassa e isopor serão coletados pela “A Ambiental” - cooperativa de material reciclável. Instrumentos de aplicação usados como pincéis, rolos, trinchas e brochas serão encaminhados à empresa Ecoblending Ambiental, em Cezarina-GO. Já os itens de alvenaria, concreto, argamassas, cerâmicas e produtos orgânicos serão encaminhados ao Aterro Sanitário da Prefeitura de Goiânia, que é devidamente licenciado para receber este tipo de resíduo. A Renove só trabalha com cooperativas que fazem parte do programa “Goiânia Coleta Seletiva”, com 12 cooperativas beneficiadas, instituído em 28 de março de 2008, pelo decreto municipal 754. Além da questão ambiental, a Renove também desenvolve um trabalho social. Todos os resíduos da Classe B, que tem valor econômico agregado, serão doados para a cooperativa “A Ambiental”, localizada na Rua Jandaia, Chácara Samambaia nº 16 – Condomínio Samambaia, em Goiânia-GO. Ao todo são 20 cooperados, que vivem exclusivamente de material reciclado. Já as tintas, pertencentes a Classe D, serão acondicionadas em coletores específicos e posteriormente doadas para a Pastoral da Moradia, vinculada a Igreja Santa Edwiges, que mantém um projeto de construção de casas populares para pessoas carentes.  
06/04/2011
Centro Cultural Banco do Brasil celebra 10 anos de atuação em São Paulo
Depois de Brasília e Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil traz para São Paulo a exposição interativa “O Mundo Mágico de Escher”, para comemorar os 10 anos de atuação do CCBB-SP. Trata-se da mais completa exposição já realizada no Brasil dedicada ao artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898 – 1972). A mostra reúne 95 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista e suas obras mais enigmáticas. O acervo da coleção do Haags Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher, na cidade de Den Haag, na Holanda – ocupará todo o prédio do CCBB-SP, alternando com experiências interativas que exemplificam os princípios aplicados nas obras e de intervenções óticas. A abertura para convidados acontece no dia 18 de abril e para o público em geral a partir do dia 19. O horário para visitação é das 9h às 20h. A exposição permitirá que o público passe por uma série de experiências que desvendam os efeitos óticos e de espelhamento que Escher utilizava em seus trabalhos, tais como: olhar por uma janela de uma casa e ver tudo em ordem e, em seguida, ver tudo flutuando por outra janela; ou ainda assistir um filme em 3D que possibilitará um divertido passeio por dentro das obras do artista gráfico. A expografia apresentará animações de algumas de suas gravuras. Reunir tantos trabalhos do artista não foi fácil e, provavelmente, essa será a única oportunidade de apreciar tantas obras reunidas fora do museu. “As obras do Escher são muito raras e muito procuradas para exposições. Só existem três coleções no mundo. As gravuras são muito frágeis e o Haags Gemeentemuseum, que emprestou as obras originais, depois desta exposição, não poderá exibi-las por mais de quatro anos”, ressalta o curador da mostra coordenada pela Art Unlimited, Pieter Tjabbes.
02/04/2011
Japão: Blue Tree e Spotlight Hotels promovem show beneficente
Em solidariedade às vítimas dos terremotos e tsunami no Japão, a Blue Tree Hotels preparou ações bastante especiais. A primeira delas será um show beneficente com o trio musical da  pianista Ai Yazaki, que contará com o cantor e instrumentista Filó Machado como convidado e a participação especial do compositor Caito Marcondes. Na ocasião, o grupo apresentará a música “Haneda”, de João Donato, dedicada às vítimas da catástrofe. O evento acontece neste domingo (03/04), na sala Picasso do Blue Tree Premium Paulista, em São Paulo. O ingresso, com valor de R$ 25,00, será 100% revertido para o Japão e pode ser adquirido diretamente com a pianista. E a partir da semana que vem, quem se hospedar nos hotéis do Grupo Chieko Aoki receberá no seu apartamento um papel de dobradura com as instruções de como se faz um tsuru, o tradicional grou japonês. A campanha “Alma Blue Tree pelo Japão” convida todos os hóspedes a fazerem um tsuru, que simboliza votos de saúde, fortuna, boa sorte e felicidade. Segundo a tradição japonesa, quando há alguém doente, se forem feitas mil dobraduras do tsuru com o pensamento voltado para a pessoa, ela recupera a saúde. A tradição é conhecida como senbazuru (sen=mil; zuru=tsuru). No monumento da Paz em Hiroshima, uma das cidades arrasadas pela bomba atômica em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, há vários conjuntos de mil tsurus, vindos de todas as partes do Japão. Para a confecção dos origamis é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, o que forma uma corrente de pensamento positivo. Cada apartamento das unidades da Blue Tree e Spotlight contará com um folheto explicativo para o hóspede, com instruções sobre a dobradura. Além disso, caso o a pessoa tenha interesse em contribuir com uma ajuda monetária às vítimas, o mesmo folheto indica quatro contas bancárias. A Blue Tree e o Spotlight Hotels estão unidas na corrente de boas energias para o Japão e convidam a todos a participar, desde colaboradores, até parceiros, fornecedores, clientes, todos os cidadãos. Quanto mais tsurus a rede conseguir arrecadar, mas energia positiva terá enviado ao País do Sol Nascente. O passo-a-passo do origami está no site da Blue Tree: www.bluetree.com.br. A presidente da rede, Chieko Aoki, estava em Tóquio no dia 11 de março e por lá continua. “Estes últimas dias têm sido um verdadeiro aprendizado pessoal e profissional; uma sequência de duras provas, mas o povo japonês está dando mostras de cidadania, humanidade, união e força. É uma união muito bonita e todos temos certeza de que das larvas vão surgir borboletas. Queremos incentivar que todos façam um tsuru, e temos certeza que mesmo aqueles que nunca dobraram um papel na vida o farão agora, de todas as regiões do país.”, afirma Chieko, que em breve deve voltar ao Brasil.   Serviço Ai Yazaki Trio convida Filó MachadoParticipação especial Caito MarcondesData: 3 de abril de 2011, domingo, às 16hLocal: Blue Tree Premium PaulistaRua Peixoto Gomide, 707, São PauloIngressos com Ai Yazaki, pelo telefone (11) 9164-4620aibrasil@hotmail.com
02/04/2011
Rede Lufthansa City Center tem mais três agências de viagem no Brasil
Mais três agências de viagem fazem parte da rede mundial Lufthansa City Center no Brasil. São elas a Eurostar de Indaiatuba, a Eurostar de Campinas, respectivamente matriz e filial, e a Bravo Viagens de São Paulo. Com isso, já são 16 agências Lufthansa City Center em todo Brasil e o país desponta com um dos que mais cresce em número de novas agências nos últimos anos. A Bravo Viagens LCC já existe em Belo Horizonte e agora vai abrir uma nova agência em São Paulo para ficar mais perto dos clientes corporativos baseados aqui também. As duas agências Eurostar nascem praticamente juntas, a de Indaiatuba, começou a funcionar no início de março, e a de Campinas, vai abrir as portas em 1.° de maio. “Estamos muito contentes com a receptividade da marca Lufthansa City Center no Brasil e cada vez mais empresários estão percebendo que se associar a uma marca forte alavanca negócios”, disse Idione Particelli Rechinelli, presidente da associação que reúne as agências LCC no Brasil e proprietária da Futura Turismo LCC, sediada em Americana. Lufthansa City Center é o maior sistema de franquias de agências de viagens independentes do mundo. Em todo planeta são 690 agências de viagens, espalhadas por 80 países, gerando 4.500 empregos diretos e um volume de negócios da ordem de mais de 4,5 bilhões de euros. Só na Alemanha são 300 agências de viagens com 2.500 funcionários ao todo. A primeira Lufthansa City Center começou a funcionar em Dresden, na Alemanha, em 1991. O sistema de franquias chegou ao Brasil a partir de 2002. Dois anos depois, os Lufthansa City Center chegaram à América do Norte e em 2007 à Austrália. Hoje no Brasil já são 16 agências e a expansão não para. As lojas Lufthansa City Center no país estão presentes em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Novo Hamburgo, e mais ainda no Estado de São Paulo: Bauru, Americana, Holambra, Botucatu, Osasco, São José dos Campos, Indaiatuba e Campinas. Os clientes, além de contar com a marca forte Lufthansa, globalmente conhecida, ainda têm à disposição tarifas especiais graças a acordos com mais de 13.000 hotéis, companhias aéreas e operadores de turismo. Com isso, o passageiro pode ser atendido com o mesmo nível de qualidade em qualquer parte do mundo. São parceiros das unidades Lufthansa City Center, por exemplo, Amadeus, Hilton, Dorint, MSC, Sixt, Hertz, Europcar, Hapag Lloyd, Marriott, Transhotel, Aida e Anto, entre outros.
28/03/2011
Mendes Plaza Hotel reinaugura o First Bar
O Mendes Plaza Hotel acaba de reinaugura o First Bar, um espaço para eventos e de happy hour com ambiente aconchegante e com música ao vivo todas as quartas. Além do ambiente delicioso, é possível saborear deliciosos petiscos e drinques, como o The Garden, uma criação do Chefe de Bares Jorge Alberto, um exótico e refrescante short drink, que combina suco de abacaxi, cointreau, vodka e xarope de maçã verde. Serviço First BarAberto ao público todos os dias, das 19 às 23 horas. Todas as quartas tem música ao vivo. Endereço é Avenida Mal. Floriano Peixoto, 42, Gonzaga, SantosTelefone: 3208-6400www.mendesplaza.com.br
25/03/2011
Iguassu CVB apoia a Hora do Planeta
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas e o Iguassu CVB apoia a campanha e sugere aos mantenedores que adote a iniciativa. Hora do Planeta, marcada para acontecer entre 20h30 e 21h30.   Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. 
25/03/2011
Convention Bureau de Salvador apoia a Hora do Planeta
O Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention & Visitors Bureau vai participar novamente da Hora do Planeta, uma iniciativa da rede WWF, que tem por meta chamar a atenção de todos para as mudanças climáticas no mundo. O Bureau está incentivado seus parceiros e mantenedores a apagar as luzes das 20h30m às 21h30m, no próximo sábado, dia 26. Este ano, o primeiro minuto da Hora do Planeta será dedicado, em silêncio, às vítimas das recentes catástrofes naturais ocorridas no mundo, como o terremoto seguido por tsunami, no Japão, e as enchentes no Brasil e na Austrália. Para participar, basta acessar o site www.ahoradoplneta.org.br
24/03/2011
TIM patrocina Hora do Planeta pela segunda vez
Em linha com seu compromisso com a sustentabilidade, a TIM, pelo segundo ano consecutivo, patrocina a Hora do Planeta. A empresa já iniciou uma campanha de mobilização da população para o movimento, que se estende até o dia do evento mundial, com o envio de mais de 15 milhões de mensagens de texto convidando a participar da ação, promovida pela Rede WWF.“Em 2011, mais uma vez, temos a satisfação de apoiar a Hora do Planeta e planejamos iniciativas voluntárias. Além do patrocínio, estamos colocando nossa estrutura de telecomunicação à disposição e utilizando nossa capacidade de impactar milhões de pessoas para angariar adeptos a essa causa tão importante defendida pela WWF”, explica Maurício Bacellar diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM Brasil.Integrante da carteira do mais novo Índice de Carbono Eficiente, a TIM também participa – pelo terceiro ano seguido – do Índice de Sustentabilidade Empresarial, ambos da BM&F Bovespa. Além do disparo das mensagens de texto, a empresa usará o seu site (www.timbrasil.com.br) e seu perfil no Twitter (www.twitter.com/timtimportimtim) para promover a Hora do Planeta, direcionando os visitantes para o hotsite do movimento. Na página da operadora na Internet ainda será possível acompanhar a contagem regressiva para o dia D, quando apagará as luzes de suas principais empenas publicitárias (publicidade no alto de prédios) no Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu e Nilópolis (RJ); Campinas (SP); Belo Horizonte, Juiz de Fora, Governador Valadares e Pouso Alegre (MG); Brasília e Taguatinga (DF); Vitória (ES); Porto Alegre (RS); Florianópolis (SC); Recife (PE); Goiânia (GO); Cuiabá (Mato Grosso); e Belém (PA).Compromisso com a sustentabilidadeO compromisso da TIM com a sustentabilidade está presente no dia a dia da empresa. Recentemente, a operadora concluiu seu inventário de carbono, contando com a consultoria de uma empresa especializada no tema. O levantamento das emissões de gás carbônico das operações foi baseado na reconhecida metodologia Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocolo) e será fundamental para o planejamento de ações com o objetivo de reduzir os impactos ambientais.O investimento em iniciativas “ecológicas”, no entanto, é anterior a esse processo e se mantém constante. Um destaque foi a criação do TIM PDV, solução que possibilita a compra de recarga pelos clientes, com transações onlines. O sistema já contribui para a redução do consumo de 13 toneladas plástico e 82 toneladas de papel, usados na produção 69 milhões de cartões de recarga, e da emissão de gás carbônico proveniente do seu transporte.Outra importante ação de eficiência foram os testes, ao longo de 2010, do projeto Power Saving, que evita o desperdício de energia através do uso mais racional dos recursos. A nova funcionalidade permite que os equipamentos de rede da empresa sejam colocados em stand-by quando há redução da demanda. Os resultados do piloto estão sendo avaliados, com a perspectiva de levar o projeto para 1/3 da rede da companhia ao longo de 2011. A TIM participa ainda do programa Empresas pelo Clima, iniciativa voluntária coordenada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVCes), plataforma que reúne líderes setoriais preocupados com as questões climáticas no mundo e seus efeitos. A TIM também está atenta aos movimentos do mercado no sentido do consumo responsável, considerado de grande importância para preservação do meio ambiente e recursos naturais. A oferta TIMChip Avulso, por exemplo, permite ao cliente contratar um plano de serviços independente do aparelho, recebendo como desconto na conta o valor do subsídio a que teria direito. A iniciativa diminui a produção do lixo eletrônico, já que não estimula a “compra desnecessária” de novos aparelhos e evita o descarte de equipamentos em bom estado. Para os consumidores que, ainda assim, querem adquirir um novo modelo, a operadora disponibiliza soluções que estimulam o consumo consciente e comercializa alguns celulares produzidos com menor impacto ambiental. São exemplos o Motocubo A45 Eco e o Motorola SPICE, fabricados com material reciclado de garrafas plásticas e plástico de pós-consumo reciclado, respectivamente. Além disso, a empresa conta com programas de recolhimento de baterias, aparelhos celulares, cabos USB, carregadores e pilhas, sendo uma iniciativa própria – projeto Recarregue o Planeta – e uma parceria com o Grupo Santander, que disponibiliza urnas do Papa-Pilhas em lojas e sedes administrativas. Em 2010, foram encaminhadas para tratamento e reciclagem mais de 15 toneladas de materiais recolhidos nos postos de coleta dos dois programas.Fonte: Hora do Planeta
22/03/2011
Orquestra de Câmara da USP no Auditório Ibirapuera
A OCAM, Orquestra de Câmara da USP, inicia suas atividades de 2011 com um Concerto, no Auditório Ibirapuera, dia 27 de março, a partir das 11 horas. O evento tem a participação dos músicos argentinos Pablo Mainetti (bandoneon) e Zaida Saiace (piano) e traz repertório de Astor Piazzolla (1921-1992), Alberto Ginastera (1916-1983) e nosso contemporâneo Egberto Gismonti. A OCAM foi criada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, com o propósito de dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música, propiciando, aos alunos de instrumentos, a prática necessária rumo a uma profissionalização competente. Através do programa Universidades, a OCAM, desde 2002, tem o patrocínio do Santander. A Ocam tem direção artística e regência titular do maestro Gil Jardim. O bandeonista Pablo Mainetti nasceu em Buenos Aires e teve formação em Barcelona e Paris. Tem se apresentado com diferentes grupos e solistas, entre eles Orquestra de Tango da Cidade de Buenos Aires, Osvaldo Berlingieri, Sexteto Mayor, Selección Nacional de Tango, Nestor Marconi, Atilio Stampone Tango Reflections Trío. Entre suas gravações mais importantes está o Concerto para Bandoneón e Osquestra de Astor Piazzola, com a Orquestra de Câmara do Teatro Liure. Como compositor e diretor, realiza apresentações com seu quinteto, com o qual gravou três CDs: Gran Hotel Victoria, Tres Rincones (indicado para o Prêmio Grammy) e Complicidad, com o aclamado violonista Cesar Angeleri. O maestro Gil Jardim é diretor artístico e regente titular da OCAM. É também professor Livre Docente e Chefe do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Realizou sua graduação no Departamento de Música da ECA-USP, tendo aulas com Olivier Toni, Gilberto Mendes, Willy Correa de Oliveira e Jean Noel Shagard, entre outros. Entre os trabalhos no exterior o maestro já dirigiu orquestras como a Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra, de Nova York; a Royal Phillarmonic Concert Orchestra, de Londres; a Camerata Mexicana; a Orquestra Regionalle del Lazio i Roma e a Orquestra de Camara Mayo, de Buenos Aires. Programa Egberto Gismonti, Sertões Veredas n°. 1, para Cordas Astor Piazzolla, Sinfonietta para Orquestra de Câmara, Op. 19 Astor Piazzolla, Concerto para bandoneón, Aconcagua Participações de Pablo Mainetti, bandoneon (Argentina) e Zaida Saiace, piano (Argentina Alberto Ginastera, Danças do Ballet "Estância" Serviço Data: dia 27 de março de 2011 Horário: domingo, às 11 horas Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada) Classificação Indicativa: Livre
22/03/2011
Grupo de arte chinesa faz única apresentação na capital paulista dia 6 de abril
Famoso pelos vários prêmios e apresentações em concursos e campeonatos de Dança do Dragão e do Leão na China e no exterior, o Grupo de Dança do Dragão e do Leão da Universidade de Hubei faz uma apresentação única na capital paulista, no dia 6  de abril, quarta-feira, a partir das 20h00, no Instituto de Artes da Unesp. A iniciativa de trazer o grupo chinês ao Brasil é do Instituto Confúcio na Unesp, que recebeu na V Conferência dos Institutos Confúcio em Pequim, em dezembro de 2010, o prêmio de Instituto Confúcio do Ano entre os 322 institutos existentes em 96 países.  Na oportunidade, o Instituto Confúcio na Unesp fará o sorteio de duas bolsas de estudo para o curso básico de mandarim em São Paulo, com duração de seis meses. Na visita ao Brasil, o grupo de Hubei irá se apresentar  em São José do Rio Preto (Teatro Municipal, dia 1/4), Brasília (Embaixada da China, dia 3/4),  Presidente Prudente  (Teatro Municipal, dia 5/4) e Campinas (Teatro da PUC, dia 7/4 ). Fundado em 1995 e formado por 25 jovens artistas, o grupo foi premiado em vários concursos e campeonatos, tais como o Concurso Internacional de Especialistas de Dança do Dragão e do Leão da cidade de Hangzhou em 2009; o Festival de Adoração das Raízes Rústicas Chinesas, em Beijing, em 2009; o Concurso Internacional de Dança do Dragão e do Leão, na cidade de Jiujiang, em 2007; o Concurso Internacional de Convidados de Dança do Dragão e do Leão, na cidade de Fenghua, em 2007; e o Festival de Arte de Estudantes Universitários da Província de Hubei em 2007. Em 2009, apresentou-se no Confucius Institute da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos.    
22/03/2011
Copa Vacations, da Copa Airlines, estará no 35º Braztoa
A Copa Airlines leva seu programa de férias, o Copa Vacations, para a 35ª edição do Encontro Braztoa, que acontece na quinta (24/03) e sexta-feira (25/03) no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A companhia aérea marca presença no evento ao lado de suas seis operadoras parceiras. No estande de 12 m², os visitantes poderão conhecer mais promoções, novos destinos e roteiros especiais das operadoras com status Copa Vacations: AdvTour, Nascimento Turismo, MGM Operadora, MMTGapnet, Sanchat Turismo e New Age. Destaque para novas rotas da Copa Airlines como Toronto (Canadá) e Nassau (Bahamas), cujas operações terão início em junho. Além disso, será possível conferir em todo espaço belíssimas imagens de destinos como Panamá, Aruba, St. Maarten e Nassau.
22/03/2011
TAM é parceira da 20th Century Fox no lançamento mundial da animação “Rio”
A TAM Linhas Aéreas é a patrocinadora exclusiva do show de lançamento mundial da animação “Rio”. Os 1.850 convidados para a estreia mundial do filme assistem hoje, no Rio de Janeiro, a apresentações de Bebel Gilberto, Carlinhos Brown, Sérgio Mendes, Taio Cruz e da bateria da escola de samba Salgueiro, que participam da trilha sonora da produção. O evento terá a presença dos astros de Hollywood que emprestaram suas vozes aos personagens do filme, entre eles Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, Rodrigo Santoro e Will.i.am (músico do Black Eyed Peas). A TAM é parceira da 20th Century Fox na produção de “Rio”. “Estimulamos a cultura por meio de diversos patrocínios e promovemos o Brasil no exterior com voos diretos para Europa, Estados Unidos e na América do Sul. Apoiar a realização de um filme de alta qualidade agrega valor à nossa marca e ajuda a divulgar ainda mais nosso país em todo o mundo”, afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM Linhas Aéreas. “O Rio de Janeiro é muito importante para a TAM. Nos últimos anos, reforçamos as opções de voos a partir da cidade, incluindo novos destinos internacionais. Temos uma verdadeira paixão pelo Rio”, destaca. A TAM também será parceira da Fox no lançamento internacional do filme, em abril. A empresa participará dos eventos de estreia em países da Europa e nos Estados Unidos. Como parte da parceria, a companhia usará a imagem dos personagens do filme em ações de marketing nas lojas, aeroportos, filmes, aeronaves e campanhas promocionais a partir de abril. Dirigido pelo carioca Carlos Saldanha (da trilogia “A Era do Gelo”), “Rio” é ambientado na Cidade Maravilhosa. Blu é uma arara azul domesticada, que nunca aprendeu a voar, e vive nos Estados Unidos. Sua dona, Linda, acredita que ele seja o último de sua espécie. Quando descobre a existência de outra arara que mora no Rio de Janeiro, os dois partem em busca da longínqua e exótica terra para encontrar Jade, a única fêmea da espécie. Pouco depois de sua chegada, Blu e Jade são sequestrados por um grupo de atrapalhados contrabandistas de aves. Com ajuda da astuta Jade e de um grupo de pássaros, Blu consegue escapar. Agora, com novos amigos ao seu lado, Blu terá que buscar coragem para aprender a voar e estragar os planos dos sequestradores que estão em sua cola.  
21/03/2011
São Paulo apagará as luzes na Hora do Planeta 2011
A cidade de São Paulo confirmou nesta segunda-feira sua adesão à Hora do Planeta 2011. Participante do movimento global desde a sua primeira realização no Brasil, em 2009, a cidade apagará luzes de monumentos e ícones  no próximo dia 26, de 20h30 às 21h30 (hora local) para mostrar sua preocupação com o meio ambiente e a saúde do planeta. "Cada ano vamos agregando novos monumentos paulistanos, e assim aumentando a participação da cidade de São Paulo na Hora do Planeta", afirmou o prefeito Gilberto Kassab, ao confirmar a adesão da cidade. Este ano serão apagados em São Paulo: a Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), o Obelisco do Ibirapuera, o Monumento às Bandeiras, o Teatro Municipal, o Mercado Municipal e o Estádio do Pacaembu. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, re-inaugurada no último mês de janeiro, também terá suas luzes apagadas. Durante a audiência de adesão, o prefeito lembrou o recente falecimento do jornalista Sidnei Basile, conselheiro do WWF-Brasil e vice-presidente de relações institucionais do Grupo Abril. "Ele foi um baluarte da participação da cidade de São Paulo na Hora do Planeta, desde a primeira edição em 2009. Foi ele a primeira pessoa que me falou sobre esse ato simbólico contra o aquecimento global", disse o prefeito, antes de assinar o termo de adesão. Presente na solenidade, o presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza, afirmou que a participação da cidade de São Paulo é fundamental para a disseminação da Hora do Planeta no Brasil, e consequentemente a conscientização da população brasileira para a ameaça das mudanças climáticas. "A meta da Rede WWF era conquista a adesão das 25 megacidades do mundo, o WWF-Brasil contribuiu para ultrapassar essa meta com a inclusão de São Paulo ao movimento", disse Souza. “As luzes apagadas dos monumentos da maior cidade do país são uma forma muito especial de chamar a atenção de cerca de 11 milhões de pessoas para a importância de se agir pela conservação do planeta”, afirmou Regina Cavini, superintendente de Desenvolvimento Organizacional do WWF-Brasil e diretora geral da Hora do Planeta. Nesse ano de 2011, o WWF-Brasil tem incentivado as cidades participantes do movimento que, além do apagar das luzes, se comprometam com a conservação da natureza e desenvolvam projetos que visem sua sustentabilidade ambiental.  Ações de promoção do uso de meios de transporte menos poluentes e da coleta de lixo seletiva, são alguns exemplos do que pode ser feito.  A população de São Paulo, que tem sofrido constantemente com as consequências das fortes chuvas a cada ano – que geram diversos pontos de alagamento, complicando ainda mais o intenso trânsito da cidade e causando inclusive mortes – será a principal beneficiada. Além disso, em 2011, o apagar das luzes no dia 26 de março na capital do Estado de São Paulo terá também um motivo de celebração: no fim do ano de 2010, foi criado o Parque Estadual Restinga de Bertioga, uma unidade de conservação que protege 9,3 mil hectares de Mata Atlântica. Esta área protegida ajudará a manter a biodiversidade e serviços ambientais úteis a toda a sociedade, e será um espaço dedicado ao ecoturismo, lazer e educação ambiental para os brasileiros. Hora do Planeta no Brasil Até o momento, 35 cidades, incluindo 8 capitais, formalizaram a adesão à Hora do Planeta 2011. A maior parte delas também participa pela terceira vez. Outras 17 prefeituras encontram-se já na fase final de entrega do documento, que traz a indicação de quais monumentos serão apagados.  As outras sete capitais que aderiram são Aracaju (SE), Goiânia (GO), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Rio Branco (AC) e Campo Grande (MS). A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), representando 400 municípios, é parceira da Hora do Planeta no Brasil neste ano. Hora do Planeta no mundo A cinco dias da Hora do Planeta, o movimento global já bateu o recorde de participações do ano passado. Em 2011, 131 países e territórios ao redor do mundo irão apagar as luzes de seus monumentos ícones e espaços públicos celebrando a ação pela conservação do planeta. Já são cerca de 3.800 cidades, em 131 países, sendo 26 megacidades, entre as quais, Délhi, Mumbai, Buenos Aires, Moscou, Teerã, Istambul, Londres e Rio de Janeiro. Os sete continentes e todos os países que compõem o G-20 também estão representados. Representantes de prefeituras podem aderir oficialmente o município enviando e-mail para: cidades@wwf.org.br. 26 de março de 2011, de 20h30 às 21h30, apague as luzes para ver um mundo melhor. Cadastre-se no hotsite Hora do Planeta 2011:  www.horadoplaneta.org.br        
21/03/2011
MGM Operadora participa de evento na Espanha
A supervisora do departamento “Luxo & Exóticos” da MGM Operadora, Mariane Vicari, acaba de retornar da Espanha, onde participou de um famtrip a convite do Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha. Além da viagem de familiarização, Mariane também participou da Feira Internacional de Turismo da Comunidade Valenciana – TCV. Na Espanha, supervisora da MGM conheceu as cidades de Valência e Alicante, assim como hotéis, serviços, restaurantes, atrações turísticas, com o objetivo de fechar novas parcerias e ampliar a divulgação do turismo deste país. “Através de todas essas visitas pude avaliar a qualidade dos serviços e estabelecimentos, o que é fundamental para a MGM, que oferece aos seus clientes os melhores fornecedores no mundo inteiro”, declara Mariane Vicari. Durante a viagem, ainda foi possível um passeio pelo Museu Oceanográfico de Valência e pela rota de vinhos em Requena. “Valência é uma cidade que contrasta uma arquitetura antiga e inúmeras atrações modernas, como a Cidade das Artes e Ciências. O Oceanográfico é simplesmente fantástico. Já Alicante é um mergulho na história, com direito ao Castelo de Santa Bárbara e toda a sua lenda” relata. Mariane também adianta que “todos esses pontos levantados sobre as cidades espanholas serão muito importantes na hora de elaborar novos roteiros diferenciados e personalizados para os nossos clientes”. O famtrip foi realizado com voos da companhia Iberia, parceira internacional da MGM. “A MGM faz questão de proporcionar viagens de familiarização para a sua equipe, capacitando-os da melhor maneira, que é por meio de viagens para conhecer pessoalmente o destino. E, em 2011, a meta da MGM é aumentar o número de colaboradores capacitados com famtours, treinamentos e eventos”, declara Arnaldo Levandowski, diretor comercial da MGM.  
17/03/2011
Sol Meliá participa da Hora do Planeta
A Sol Meliá Brasil vai participar da Hora do Planeta no próximo dia 26 de março, apagando as luzes de seus hotéis, no horário das 20h30 às 21h30. Este será o terceiro ano em que a Sol Meliá - Divisão Brasil participará da iniciativa Hora do Planeta promovida no país pelo WWF-Brasil. Conhecido globalmente como Earth Hour, trata-se de um movimento mundial de alerta contra o aquecimento global e sustentabilidade do Planeta.  A parceria com o WWF-Brasil existe desde 2002, por meio da captação de recursos junto aos hospedes, apoiando, assim, ações de conscientização e mobilização da sociedade e conservação da natureza.    
Newsletter
Receba as novidades