Meu Rio de Janeiro faz 459 anos

O aniversário da Cidade Maravilhosa e a luta dos que acreditam na sobrevivência do turismo e melhoria das condições da população anfitriã.

Hoje é o aniversário da Cidade do RJ e quero conversar um pouco com você sobre tão importante data, repleta de belezas, contradições, paixões e tristezas...

Nasci no Rio de Janeiro. Em plena Zona Norte, na Casa de Portugal, pelas mãos do meu tio Ruyter Boiteux. Cresci na Delgado de Carvalho, na Tijuca, onde parte da família de meu pai estava concentrada. A de minha mãe morava na Zona Sul, entre o Flamengo e Botafogo. Estudei na Escola Municipal Francisco Cabrita, no Lafayette, no Reino Encantado e no São Bento. Ficamos um bom tempo no exílio e ao voltarmos fui estudar na Estácio, na Rua do Bispo, perto da casa das minhas tias, que me receberam enquanto meus pais não voltaram de Portugal. Durante a pandemia revisitei todos os lugares de minha infância tijucana. Sou um eterno apaixonado pelo Rio e tenho tentado lutar por uma Cidade mais sustentável para os mais desfavorecidos.

A verdade é que moro num dos lugares mais bonitos do mundo, com um apelo natural e cultural nunca visto. Ele encanta os que nos visitam e os que aqui moram por opção ou por pertencerem a uma metrópole de encantamentos. Hoje a Cidade Maravilhosa faz 459 anos, com muitos acertos, muitas mudanças, mas com muitas injustiças. Convivem num mesmo espaço geográfico distorções sociais e econômicas que merecem uma discussão diária e a busca de soluções.

Vivemos 2 mundos contraditórios: dos que se escondem em seus condomínios e casas como se fossem bolhas de bem estar, e dos que se defendem de balas perdidas, que mostram o triste caminhar da maior parte dos que aqui se abrigam. Volta e meia somos tomados por chuvas, epidemias, e uma dificuldade ainda maior de acesso aos sistemas de Saúde e Educação. Sim, me sinto triste e acuado por não poder lutar mais. Me junto a outros muitos que querem viver a Democracia na sua plenitude.

Há falta de verdadeiras políticas públicas de turismo me exaspera e vejo muito dinheiro jogado fora pelas entidades governamentais com ações pontuais, sem nenhuma relevância a curto prazo. Cada entidade quer fazer seu trabalho individual, se promover sem pensar no coletivo e sem admitir que juntos somos muito mais fortes. Há uma falta de renovação nas lideranças e aproveitamento de ideias que renovem mas que sejam corajosas. Em função de acordos políticos há um silêncio assustador dos que deveriam ter a função de gritar e exigir. Preferem fotografias com autoridades do que verdadeira participação nas revoluções necessárias. Há novidades, muito poucas, mas o trabalho com influencers, brigadas de turismo em zonas turísticas, trabalho any where remoto empreendidos na gestão da Dani Maia remetem a vontade de inovar.

O Rio tem passado por problemas de gestão nos últimos governos, inclusive com gestores presos e condenados, e desrespeito a procedimentos internos. Ainda bem que temos o Tribunal de Contas do Município, que dentro de suas atribuições e corpo técnico qualificado busca melhorar os fluxos de gastos públicos. O atual prefeito Eduardo Paes atacou, no verdadeiro sentido da palavra ,problemas do transporte urbano e da nova visão da guarda municipal e a segurança pública.

Nossos maiores desafios são prover educação de qualidade nos estabelecimentos públicos e segurança. Há um investimento em novas escolas tecnológicas, mas a rede publica deve ser olhada com ainda mais carinho. O modelo dos brizolões, se acompanhados de uma proposta real pedagógica e a valorização dos colaboradores, se apresenta como uma solução a longo prazo.

A situação da Segurança Pública é grave. Não adianta achar que um policial em cada esquina vai trazer a paz desejada. O BPTur é um batalhão que precisa sofrer mudanças, desde a formação e reciclagem de seus componentes, até ao aumento de seus integrantes. O policiamento comunitário é crucial para um bom relacionamento com os moradores e aumento da credibilidade das forças de segurança. Um gabinete incluindo Município, Estado e União que trabalhe o ano inteiro resolveria bastante a situação.

Neste aniversário há uma epidemia de Dengue, mas uma força interior nos faz guerreiros do Rio, sobretudo os Embaixadores de Turismo do RJ, que diariamente, através de suas profissões, nos ajudam na promoção e na vontade de aumentarmos as formas de sobrevivência.

Feliz aniversário meu Rio, malgré tout como dizem os franceses e que estejamos prontos para lutar.....