Novo Formato de Eventos

As altas temperaturas demandam mudanças no dress code.O modus operandi e formato dos eventos precisam ser realinhados.Eventos on line se aprimoram e buscam reduções drásticas de custos.Novos desafios .

Hoje,quero conversar com você ,sobre a necessidade urgente de mudar o formato dos eventos...

As altas temperaturas no Brasil que parecem que vieram para ficar demandam um novo dress code nos eventos.Não há mais como se exigir terno e gravata ,mesmo em ambientes com ar condicionado,O deslocamento até o local já faz com que a pessoa chegue suada..Assim,é nosso dever e desafio flexibilizar,colocando esporte como traje mas tendo em conta que as pessoas também precisam entender que não podem chegar de bermuda com sandália havaiana  em congressos e seminários ou até feiras. É uma questão de bom senso e feeling mas que deverá ser trabalhada também doravante.
As aberturas de eventos com mesa ou até conjunto de cadeiras reunindo inumeras pessoas,inclusive autoridades que vão se pronunciar e que acabam ultrapassando o tempo ,que lhes é concedido precisa ser abortado.Nada melhor do que um vídeo institucional rápido de boas vindas e uma única saudação do organizador.É algo também complicado ,já que as pessoas gostam de ser citadas e falar,mesmo fazendo discursos para si proprias, repletos de auto elogios e utilização da primeira pessoa do singular.
Os palestrantes não podem mais ficar sentados ou utilizando powerpoints sem nenhuma interação e com tanta informação que não consegue captar a atenção do publico.O novo formato é de estudos de caso com palestrantes que se movimentam no palco,utilizam linguagem fácil de se entender e misturam informação com formas de entreter a plateia.É o que vulgarmente chamamos de eduentertainement ou seja capacitar com entretenimento..
Outro momento que merece uma atenção:são as perguntas  aos conferencistas.Não se pode colocar o mocrofone à disposição..A objetividade falta,alguns querem fazer palestras paralelas .Perguntas por escrito e moderadas.
Os intervalos são essenciais mas a duraçãoé de no máximo 15 minutos com apenas água,café e biscoitos.Coffee breaks muito glamorosos encarecem o custon final ,além de gerar desperdicio.
A secretaria executiva deve ser ágil com totens para impressão dos certificados e pastas com caneta,bloco e programa .O ideal  é que todas as informações estejam on line e possam ser acessadas por smart phones.
São algumas considerações iniciais que podem ser aprimoradas para um novo marco dos eventos presenciais,já que os on line estão cada vez mais bem delineados e buscando reduzir custos de deslocamento do publico e dos palestrantes.Participar de atividades à distância também ´faz parte de um processo educacional....