Os jogos Paralímpicos,a divulgação e o Brasil

Breve Histórico.A importância dos paratletas no Brasil.A falta de interesse da imprensa e população emgeral pela modalidade.Vamos mudar com os Jogos de Paris 2024?
O conceito de Paralímpiadas aconteceu,pela primeira vez, em 1939,quando Ludwig Guttmann,um neurologista alemão,organizou  uma série de atividades esportivas,para homens com deficiências,em função dos combates na segunda guerra mundial,na cidade Stoke Mandeville,na Inglaterra.Ficaram conhevidos copo Jogos de Stoke Mandeville.
No entanto,foi em Roma,,em1960 que pela primeira vez,,foram realizados  os Jogos Paralimpicos,com 400 atletas cadeirantes ,competindo em 8 modalidades.O comitê  Paralímpico internacionalsó foi criado apenas  em 1989,na Alemanha. A última edição dos Jogos aconteceu ,em Tóquio,em 2020,quando o Brasil ficou ,em sétimo lugar ,com 72 medalhas,sendo 22 de ouro.
Hoje,somos considerados uma potência em tal segmentoe acabamos os Parapan,no Chile,no mês passado,em primeiro lugar ,com 343 pódios ,sendo156 ouro,o triplo do segundo colocado ,os EUA..
No entanto,a imprensa emgeral,no Brasil e a população tem dado pouca atenção aos paraatletas.Lembro-me que quando os jogos aconteceram  no Rio,os locais de competição ficavam vazios.
Sinceramente,sinto umdescaso real.Durante a competição no Chile,ojornal nacional da TV Globo,por exemplo fez pouquiíssimas menções,somente no final do evento.Não há uma torcida efetiva nas redes,nem uma celebração de tantos medalhistas.Falta talvez entendimento de que o evento espoprtivo dedicadso a atletas com algum tipo de deficiência é ummarco da superação individual em 28  esportes.
Paris 2024 está perto e além da preparação de nossos atletas,cuja delegação será a maior da história da participação do Brasil,vamos também criar uma campanha junto à  população e quem sabe junto aos meios de comunicação.