Turismo sem Censura
Fabio Steinberg
Um jornalismo crítico e independente do setor
04/11/2014
Viagem de Negócios
As principais companhias aéreas brasileiras de hoje contam com uma frota moderna e uma gestão muito profissional. Problemas existem, muitos por conta de uma infraestrutura aeroportuária que não acompanhou a demanda que se triplicou a 100 milhões de passageiros nos últimos anos. Por isto, cobrar cada vez mais qualidade do serviço é uma obrigação de todos, mas demonizar a aviação comercial com exigências descabidas e por vezes antieconômicas é outra muito diferente. Afinal, não haverá uma indústria saudável sem bons resultados financeiros.
02/11/2014
Viagem de Negócios
Os sites de avaliação, internacionais ou brasileiros, independentes ou ou associados a alguma empresa, estào de tal forma incorporados à indústria de turismo que ficou difícil lembrar da época em que não existiam. No entanto, poucos hotéis, restaurantes e atrações exploram adequadamente o imenso potencial que as críticas - positivas ou negativas - oferecem para alavancar os negócios.
30/10/2014
Viagem de Negócios
Tornou-se impossível viver sem internet. Se isto já é verdade em casa ou no trabalho, torna-se ainda mais evidente durante as viagens, principalmente as de negócios. Por isto, hotéis, aeroportos, aviões, navios, restaurantes, ônibus e até carros se equipam cada vez melhor para receber seus visitantes. Mas só que agora não basta ter só Wi-Fi; o consumidor exige também que os dados também trafeguem em alta velocidade.
28/10/2014
Viagem de Negócios
Na busca pela competitividade as companhias aéreas de todo o mundo buscam sempre medidas que permitam obter economias em todas as frentes de operação. Neste processo, a maior queixa dos viajantes em classe econômica dos aviões é dos assentos incômodos que mal inclinam, transformando a experiência de voar muitas vezes em pesadelo. A novidade é que o noticiário tem sido ocupado recentemente com casos de voos que foram interrompidos devido a batalhas entre passageiros por maior espaço.
26/10/2014
Viagem de Negócios
De tempos em tempos surgem novas expressões técnicas que depois que caem na rede social viram moda sem ninguém pensar de onde vieram, mas que todo mundo passa a usar automaticamente. “Wearables” é a mais nova menina a se mudar para a vizinhança do consumo. Trata-se de um conceito de vestir tecnologia, algo que já está em voga desde os anos 80, mas que ganhou notoriedade adicional com o lançamento recente do relógio digital da Apple.
23/10/2014
Viagem de Negócios
Sai governo, entra governo, o turismo brasileiro continua a receber um tratamento cruel. Transformado em depositório de interesses políticos, o setor não é tratado de forma profissional nem pelas autoridades federais, estaduais ou municipais, com raras exceções, e estas, mesmo assim, raramente copiadas. Muito blá blá blá e pouca ação, é hora de perceber que numa economia moderna e globalizada não dá mais para considerar o turismo como se fosse um produto secundário. Há anos que o total de visitantes estrangeiros ao Brasil permanece o mesmo, enquanto o resto do mundo avança no quesito. Vamos torcer para que o gigante adormecido e cheio de potencial acorde desta vez
11/06/2014
Consumidor e mídias sociais
Para a maioria dos que atuam no segmento de viagens, a expressão Big Data não faz qualquer sentido. Por trás do modismo do termo, está um conceito fácil de entender mas difícil de implantar. É algo que vai revolucionar radicalmente as relações de consumo. Trata-se de colocar ordem no cáos das informações digitais despejadas pelos consumidores a cada minuto no mundo, como avaliações, opiniões e comentários, e deste matagal intrasitável de dados extrair tendências, deduções e e conclusões. E, a partir daí, atender melhor as suas necessidades.
09/06/2014
Responsabilidade Social
Há muita empresa que adora propagandear sua responsabilidade social e ecológica. Na maioria das vezes, lidera iniciativas que soam mais como oportunistas e marqueteiras do que realmente efetivas para a melhoria da qualidade de vida de pessoas menos privilegiadas no planeta. Neste sentido, destaca-se o trabalho exemplar do Global Soap Project , inexplicavelmente ausente no Brasil. Demonstra que quando a hotelaria e demais envolvidos se dão as mãos é possível fazer muito com pouco
04/06/2014
AVIAÇÃO
Heróis anônimos cruzam os céus brasileiros a cada dia. Pilotos enfrentam desafios que vão de aeroportos como os paraenses de Belém, com sérios problemas de infraestrutura, e Marabá, com urubus que colocam em risco a segurança do voo. Quem perde é a economia de um Estado com imenso potencial turístico.De quem é a culpa? Da falta de uma articulação única, já que neste jogo cada um parece jogar sua própria bola
06/05/2014
Viagem de Negócios
Em ocasiões especiais, um executivo de viagens ganha tamanha relevância que se transforma no principal tema. Esta é uma delas. Acaba de ocorrer com Pedro Janot, que lançou um livro com a sua história inspiradora. Por isto merece aplausos de todos os que acreditam que ter poder nos negócios deve se também uma oportunidade para exercitar o amor pelo próximo, perseverança, ética e integridade.
24/04/2014
Viagem de Negócios
O turista de hoje, cada dia mais consciente de seus direitos, costuma visitar um mesmo lugar duas vezes seguidas. Na primeira, ele apenas conhece e experimenta. Na segunda, retorna com sua avaliação pessoal e descomprometida, feita através de uma rede social. E aí deixa a sua impressão, positiva ou negativa, e que fica registrada para sempre. Por isto, o sonho acabou para quem insiste em oferecer serviços e produtos turísticos sem qualidade e depois tentar impingí-los ao mercado.
21/04/2014
Viagem de Negócios
O primeiro encontro do novo Ministro do Turismo com a maioria dos representantes da cadeia de valor do setor deixou patente a falta de articulação que existe entre seus membros. Os empresários e dirigentes de associações de classe deixaram passar a oportunidade de ouro para apresentar ao ministro, que dizia ter pressa para recuperar o tempo perdido, quais as prioridades do setor . Com poucas exceções, cada um preferiu falar de seu universo individual, alguns em um extemporâneo exercício de adulação à autoridade presente
17/04/2014
Viagem de Negócios
Não faltou tempo, tampouco condições, para realizar uma Copa do Mundo à altura do Brasil. Infelizmente, a realidade já indica um vencedor deste campeonato: a do país com pior planejamento deste evento no mundo. Diante da perspectiva de um fiasco organizacional, a caça às bruxas pelas autoridades do turismo já começou. Simplisticamente, a culpa é dos altos preços praticados pela hotelaria e companhias aéreas que estão afugentando o visitante estrangeiro. E a violência incontida, a falta de infraestrutura, a incompetência oficial, a falta de financiamentos e políticas públicas, o custo Brasil não pesam?
10/04/2014
Viagem de Negócios
Embora a maior parte das autoridades brasileiras ainda insista em tratar o turismo e as viagens de negócios como uma atividade complementar, exceto em açodados momentos de preparativos para grandes eventos esportivos, países pobres e que sofreram tragédias como o Camboja dão aula de como transformar o setor em plataforma para o desenvolvimento econômico e social.
07/04/2014
Viagem de Negócios
Muito fornecedor - seja agência de viagens, companhia aérea, hotel ou quem quer que faça parte da cadeia de valor do turismo - continua a ignorar um princípio básico: o que diferencia concorrentes da mesma categoria, principalmente neste setor, é a qualidade do serviço prestado. Para estes casos eis algumas observações xtraídas de uma experiência real para os que não querem ser alijados do mercado.
1
2
3
4
5
6
Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores